Participantes do “Juventude Cidadã” compartilham experiências durante visita à sede da Prefeitura

Incentivar uma cultura de paz, dentro e fora do ambiente escolar, bem como a participação das crianças e adolescentes na política de segurança pública do município é um dos objetivos do Programa “Juventude Cidadã”. Na tarde dessa quarta-feira (2/8), estudantes da Escola Municipal Professor Hilton Rocha, que integram o programa, visitaram a sede administrativa do município, onde foram recebidos pela prefeita Marília Campos, com quem compartilharam experiências.

A ida à Prefeitura faz parte das atividades do programa, que busca o empenho da comunidade escolar na prevenção de atos de infração às leis, na sensibilização e participação dos estudantes na construção de relações mais respeitosas, promoção da cidadania e a garantia de espaços públicos mais seguros no município.

Durante a conversa com a prefeita, Rafaela Heloisa, 15, indagou sobre os desafios para alcançar o cargo ocupado por Marília Campos. “Chegar onde estou foi muito difícil, pois os postos de comando são ocupados, em sua maioria, por homens”, afirmou a chefe do Executivo.

Questionada sobre a situação da educação na cidade, Marília disse que em dois anos, a cidade avançou muito. “Quando entrei neste mandato, encontrei alguns problemas, como muitas escolas com estruturas ruins e servidores com salário defasado. Hoje estamos melhor, mas podemos avançar ainda mais”, afirmou.

O aluno João Matheus Melo, 14, elogiou o programa e destacou a importância dos tablets para fazer os trabalhos do programa. “Usar essa tecnologia facilita muito no nosso dia a dia escolar. Usei o equipamento para fazer pesquisa, apresentação de slide e dinâmicas”.

De acordo com a secretária de Defesa Social, Viviane França, o principal foco do programa é a prevenção da violência. “Visamos a formação de líderes em cidadania e de respeito à diversidade e direitos humanos. É importante também que o estudante compreenda qual o papel da guarda municipal dentro da cidade”.

A porta-voz da turma, Raissa Thayná, 12, disse que aprenderam muito sobre a história dos lugares visitados, e a cultura da cidade. “Essa experiência foi incrível. Aprendi muito com cada visita, palestra e trabalho que realizamos. Vamos falar para outras pessoas sobre tudo que aprendemos”.

Os estudantes também visitaram outros pontos da cidade, como a Casa de Cacos, Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, os parques Fernão Dias e Gentil Diniz, entre outros locais.

O programa

O “Juventude Cidadã” é desenvolvido, em parceria, pelas secretarias de Defesa Social e de Educação, com o objetivo de incentivar a participação de adolescentes atendidos pela rede municipal de educação na política de segurança pública e cultura de paz, a fim de alcançar relações mais respeitosas, ambientes mais seguros e promoção da cidadania.

O Juventude Cidadã defende que a segurança pública e a cidadania devem andar juntas. Além de prevenir violências, o programa permite que a Guarda Civil de Contagem se aproxime dos participantes, ampliando o diálogo com as crianças e jovens.

Além das visitas e rodas de conversa guiadas, o programa realiza oficinas temáticas, que abordam temas diversos como noções de musicalidade; cultura de paz na comunidade escolar; defesa pessoal; desconstrução das violências estruturais; direitos da criança e do adolescente; enfrentamento ao bullying e outras violências (física, sexuais e etc); igualdade e pluralidade e o respeito às diversidades; incentivo ao esporte; mediação de conflitos; noções da atuação da Defesa Civil e dos riscos geológicos e hidrológicos; preservação ambiental; prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas; prevenção e erradicação ao trabalho infantil; saúde bucal; saúde mental e comportamento; segurança pública cidadã e prevenção às violências.

Visita do Programa "Juventude Cidadã" - 02/08/2023

Repórter: Raquel Lopes