Parcerias com Belgo Arames e Fundação ArcelorMittal são destaques do mês de Maio em Contagem

Novos CEMEIs em obras

As obras para construção do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) no bairro Riacho das Pedras continuam a todo vapor. Com o investimento de R$5.612.073,72, a unidade terá a capacidade de atendimento para 376 crianças do zero aos cinco anos, oferecendo infraestrutura de qualidade para os matriculados.

Contando com o investimento de R$ 5.222.012,91, o Cemei Conquista Veredas também atenderá 376 crianças, fazendo parte dos esforços da Prefeitura para garantir uma educação infantil de qualidade para a população.

Novidades na Funec

Desde abril, o Projeto Além dos Muros ampliou seu alcance para incluir estudantes da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), a participarem do programa. A ação que visa expandir áreas de estudo para fomentar o aprendizado lúdico permitiu as inscrições para projetos pedagógicos das 10 unidades até o dia dois de maio.

Para o celebrar o Dia da Mulher a unidade Centec realizou o evento “Meninas e Mulheres na Ciência no dia Internacional das mulheres!”, ressaltando a importância da presença feminina nas pesquisas científicas. A ocasião teve o objetivo de destacar os projetos criados por meninas, e que foram premiados na 10ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat).

Um dos destaques foi para o projeto “Construção de um fotômetro com material alternativo utilizando um aplicativo de celular como detector: uma proposta de ensino didático em Análises Colorimétricas”, que foi habilitado a participar da edição deste ano da London International Youth Science Forum, que ocorre nos meses de julho e agosto em Londres, no Reino Unido.

Já na unidade Cruzeiro do Sul, entre os dias 15 e 19 de maio, os estudantes participaram de um júri simulado, onde assumiram os papéis de profissionais da área jurídica e debateram temas como o novo ensino médio nas escolas, prisão perpétua em território brasileiro e outros assuntos em discussão na sociedade.

Novidades para escolas da rede municipal

A Escola Municipal Ápio Cardoso, na região de Vargem das Flores, recebeu o evento de inauguração do “Cantinho da Leitura”. O novo espaço é um dos resultados da parceria entre a prefeitura e a ArcelorMittal.

Outra Escola a receber um evento foi a Escola Municipal Professor Hilton Rocha, que fica no bairro Industrial São Luiz, região do Petrolândia, que teve a inauguração do programa “Juventude Cidadã”, que contou com a Banda da Guarda Civil além da presença de lideranças da Prefeitura de Contagem, professores e dezenas de alunos da escola.

Parceria com a Belgo Arames e a Fundação ArcelorMittal

Com o objetivo de estimular e desenvolver habilidades por meio de atividades práticas e conectadas à realidade das comunidades escolares para a formação de educadores da rede municipal de ensino de Contagem, foi firmada uma parceria entre Prefeitura de Contagem com a Belgo Arames e a Fundação ArcelorMittal.

A parceria traz para Contagem a abordagem Steam, com objetivo de investir na formação de professoras e professores, para que possam estimular os estudantes no desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo, fortalecendo, assim, a construção de cidadãos atuantes em diferentes aspectos de nossa sociedade.

Processos Seletivos Simplificados

No mês de maio, a prefeitura convocou um total de 122 trabalhadores para o Ensino Municipal de Contagem por meio do PSS 05/2022

Estagiários  Arthur Henrique e Klaucius Ricardo sob supervisão do jornalista Fernando Dutra