Responsáveis já podem consultar relação de vagas para crianças de 0 a 3 anos

Prazo de matrícula foi estendido até 12 de janeiro

A Secretaria Municipal de Educação realizou na última quarta-feira (20) um sorteio para encaminhar crianças de 0 a 3 anos às Umeis de Contagem. O procedimento foi adotado para beneficiar quem efetuou o cadastro escolar e não foi contemplado.

O sorteio ocorreu por meio de um sistema eletrônico nas oito regionais da cidade. Primeiro foram sorteadas vagas entre as crianças dentro do zoneamento, ou seja, vagas em Umeis que ficam perto da casa da criança (em casos onde o número de inscritos é maior que o número de vagas disponibilizada)

Já as crianças que moram a mais de dois quilômetros de uma Umei, participaram do sorteio para preenchimento das vagas remanescentes ou para organização da lista de espera.

O processo foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação e teve a participação da comunidade. Para saber se a criança foi contemplada é preciso fazer a consulta por meio do link (clique aqui).

A lista também ficará disponível nas escolas a partir de terça-feira (26).

Matrículas

As crianças que participaram do processo de sorteio têm até o dia 12 de janeiro para serem matriculadas. O prazo também foi prorrogado para os outros estudantes da rede.

Os responsáveis devem procurar a escola indicada no resultado do cadastro escolar. É preciso levar a certidão de nascimento, comprovante de endereço, cartão do SUS (caso possua). Em caso de transferência, o estudante deverá apresentar o histórico escolar ou a declaração de transferência.

Se o estudante ou o responsável for deficiente é preciso levar o laudo médico. A matrícula deve ser feita no horário de atendimento escolar.

No próximo ano Contagem vai conseguir algo inédito. Será o primeiro município mineiro a zerar o déficit de vagas para crianças de 4 e 5 anos. A medida foi conquistada após a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) promover uma organização escolar, que possibilitou a criação de 2.351 novas vagas.

Reportagem: Júlio César Santos
Arte: Renata Coura