No aniversário do SUS, alunos da E.M. Heitor Villa Lobos fazem visita à nova UBS Inconfidentes

No dia do aniversário de 33 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), na terça-feira (19/9), 15 alunos da Escola Municipal Heitor Villa Lobos realizaram uma visita guiada à nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Inconfidentes. A iniciativa faz parte do projeto “Empreendedorismo com Responsabilidade Socioambiental e Fiscal” que desenvolve palestras, aulas e encontros para alunos do 6º ao 9º ano.

A professora responsável Eliana Antônia contou que a iniciativa teve início em janeiro e agora conta com a participação de 30 estudantes. “Nosso objetivo é fomentar o empreendedorismo com responsabilidade socioambiental e fiscal na busca de possíveis soluções de problemas reais mais próximos da vivência do estudante. Vamos abrir mais vagas até o final deste ano para atender 120 alunos em oficinas e palestras”. Atualmente o projeto concorre ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal.

Durante a visita, os alunos conheceram toda a estrutura da UBS e seu funcionamento. A gerente Fernanda Athayde explicou que “é de extrema importância que todos saibam quando e como procurar a atenção básica”. “Ensinar para estes alunos é também estar passando informações para todas as famílias, garantindo o acesso a saúde de qualidade no município”, disse. 

Os estudantes Matheus de Oliveira e Davi da Silva, ambos do 7º ano, aproveitaram o passeio. Matheus já conhecia o posto, mas destacou que “temos que saber nossos direitos e deveres, acho que neste projeto aprendemos as leis que usaremos na vida adulta”. 

A UBS Inconfidentes foi inaugurada pela Prefeitura de Contagem no final de agosto e tem capacidade para atender 14 mil pessoas. O equipamento era um desejo antigo dos moradores do bairro, muitos com filhos e netos que frequentam a E. M. Heitor Villa Lobos, como ressaltou a diretora do Distrito de Saúde, Carolina de Castro: “Queremos que as famílias reconheçam a UBS  como um espaço feito para a comunidade, trazer os alunos aqui foi um momento importante de integração”. 

Autor: Laura Adler

Edição: João Cavalcanti

Foto: Laura Adler/PMC