Mais Educação”: formação de servidores promove valorização da cultura e troca de experiências

Novos educadores do Programa “Escola Viva” participaram de uma capacitação na quarta-feira (11/10),  com o intuito de promover uma educação integral e mais inclusiva. O encontro contou com a participação de diversos profissionais da área, que compartilharam suas experiências e ideias para enriquecer o programa.

Durante a formação, destacou-se a importância da dinâmica dos “círculos”, em que todos os participantes se posicionam de forma igualitária em um formato circular, permitindo que todos se olhem e estabeleçam uma conexão mais profunda. Essa abordagem tem como objetivo criar um ambiente de colaboração e troca de conhecimentos entre os educadores e estudantes.

O professor Uil Xavier, referência na Seduc em educação integral, compartilhou sua experiência e orientou os participantes. Ele ressaltou a importância de proporcionar uma vivência do cotidiano nas escolas, especialmente no que diz respeito à cultura africana, e propôs a integração desses temas ao longo do ano letivo, buscando uma mudança na abordagem pedagógica.

Participante da capacitação, Daniele de Jesus,  expressou sua satisfação com as atividades oferecidas, destacando que elas proporcionam uma ampla gama de possibilidades para os estudantes. Segundo Daniele, “essas atividades nos possibilitam ter um leque de possibilidades para nossos estudantes, sendo muito importante as dinâmicas oferecidas”.

Patrícia Alves, que conheceu o programa por meio do portal da Prefeitura de Contagem, ressaltou a importância do “Escola Viva” em sua vida profissional, afirmando que “é uma grande oportunidade para colocar seus conhecimentos em prática”.

Durante a formação, também foi promovido um sarau com diversos artistas independentes, proporcionando uma conexão, ainda maior, entre os participantes e estimulando a valorização da cultura e da diversidade.

O Programa “Escola Viva” e suas atividades inovadoras, vêm fortalecendo a formação de educadores, incentivando a conexão entre os participantes e valorizando a cultura em sala de aula. “Com iniciativas como essa, a Secretaria Municipal de Educação busca criar um ambiente educacional mais inclusivo e enriquecedor para todos os envolvidos”, finalizou a secretária de Educação, Telma Ribeiro

Estagiária Yasmim Melo, sob supervisão do jornalista Fernando Dutra

Fotos: Yasmin Melo