Laboratório Maker leva exposições de cursos técnicos para estudantes do município

Começou no dia 28 de março na rede municipal de ensino, o projeto Lab Maker, de autoria do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), que chegou nas escolas municipais, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

A ação tem a finalidade de trabalhar o processo de extensão com estudantes da graduação e pós – graduações ligadas aos cursos de eletroeletrônica, informática, engenharia do Cefet.

Com uma proposta de estender os cursos de linguagem computacional e robótica à estudantes do município, a parceria foi firmada com as escolas Professora Maria Martins Mariinha, Carlos Drummond de Andrade, Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa e Isabel Nascimento de Mattos.

As unidades de ensino foram escolhidas devido ao engajamento dos(as) educadores(as) de ciências, que atuam como coorientadores do projeto, auxiliando estudantes em suas respectivas escolas. Inicialmente, a ação expõe as produções do laboratório para os(as) educandos(as), possibilitando o aprendizado com áreas técnicas e o conhecimento do trabalho realizado no Lab Maker.

Posteriormente, 80 estudantes serão selecionados(as) para fazerem os cursos de robótica e linguagem computacional a distância dentro das escolas no contraturno, com assistência de professores(as) orientadores(as). Após este momento, grupos menores serão escolhidos para realizar um projeto no Labmaker.

A exposição dos trabalhos esclarece as dúvidas de estudantes como Mesaque Souza, do 9º ano da E.M. Carlos Drummond de Andrade. “A dinâmica tá bacana, a gente consegue entender mais de como funciona o curso técnico, eu já tinha ouvido falar mas, não sabia direito qual era sua função e o que ele proporcionava, agora entendo que é um curso que gera várias profissões boas, uma forma de vida melhor”, destacou.

Partilhando do mesmo sentimento de Mesaque, sua colega Vitória Ferreira, reconhece a importância de exposições semelhantes para estudantes do ensino fundamental. “Estamos vendo coisas que é do interesse de muitas pessoas e aprofundando nosso conhecimento, não tenho certeza se farei um curso técnico, mas foi algo que chamou minha atenção”.

Após passar pela E.M. Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa no dia 28de março, as apresentações chegaram na E.M. Carlos Drummond de Andrade na quinta-feira (30/3), na terça-feira (04/4) na E.M. Professora Maria Martins Mariinha, e passarão pelas escolas Isabel Nascimento de Mattos e Professora Maria Martins Mariinha nos dias 11 e 13 de abril, respectivamente.

Rolê Maker

Associado à ação, também ocorre o projeto Rolê Maker, que abre para estudantes de todas as quatro escolas, a possibilidade de visitar o laboratório, independente se estão ou não participando do projeto.

A coordenadora da ação, Mariana Vieira, tem ótimas expectativas para a realização do projeto. “O Rolê Maker é um projeto de visitação de laboratório itinerante dentro do Laboratório Maker, para isso, esperamos que os alunos possam ter um primeiro contato com esses recursos relacionados a Cultura Maker, e se interessem pelas atividades que vamos propor”.

Confira as datas das visitas:

14/4 – E.M. Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa

20/4 – E.M. Professora Maria Martins Martiinha