Juventude Cidadã: Defesa Social entrega certificados para estudantes do Petrolândia

Cerca de 30 estudantes da Escola Municipal Professor Hilton Rocha, localizada na região do Petrolândia, receberam na manhã dessa quarta-feira (16/8), os certificados de conclusão referente à participação no Programa “Juventude Cidadã”, da Prefeitura de Contagem. O programa defende que a segurança pública e a cidadania devem andar juntas, prevenindo violências e aproximando a Guarda Civil de Contagem dos participantes, ampliando o diálogo com as crianças e jovens.

“O Juventude Cidadã é o primeiro programa de prevenção em nível de Guarda Civil municipal e trabalha uma ementa ampla na construção da cidadania, com temas relevantes que envolvem desde o uso das redes sociais e das plataformas on-line até o papel das crianças e adolescentes dentro da escola e da cidade, na construção da cultura da paz”, explicou a secretária de Defesa Social, Viviane França.

Desde o início, o foco do programa, desenvolvido em parceria pelas secretarias de Defesa Social e Educação, tem como base a abordagem de temas voltados à prevenção às violências e o diálogo para definir os conteúdos a serem debatidos junto à comunidade escolar, a fim de que as temáticas trabalhadas estejam em sintonia com a realidade vivenciada pelos adolescentes no contexto escolar e comunitário.

O percurso formativo teve duração de três meses, com a realização de, aproximadamente, oito encontros com duração de três horas. A mediação dos encontros foi realizada pelos guardas civis, servidores da Secretaria de Defesa Social, bem como os integrantes das demais forças de segurança e parceiros. O próximo passo do programa é chegar até a Escola Municipal José Silvino Diniz, localizada na região de Vargem das Flores.

Durante o evento, a banda da Guarda Civil de Contagem (GCC) encantou a todos com clássicos musicais.

Leonardo Diniz / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo

Foto: Ronnie Von/PMC