Guarda Civil promove ação de incentivo à escrita com estudantes de Contagem

Projeto levou informações sobre o dia a dia da corporação e propôs redações aos estudantes.

A Guarda Civil de Contagem deu início a um projeto na Escola Municipal Domingos José Diniz Costa Belém, na regional Sede, que visa levar mais conhecimento à comunidade escolar sobre a guarda e suas funções. O projeto “Se eu fosse um Guarda Civil: o que eu faria pela cidade? ” foi desenvolvido pelo chefe de turma da corporação, Junio Vinicius, e buscou levar aos jovens estudantes um pouco da rotina da guarda civil no município, por meio de palestras e redações.

Junio Vinicius conta que a ideia do projeto surgiu depois de uma visita da guarda na escola. Ele então procurou a professora de português Maria Eunice que, prontamente, aceitou realizar as atividades com seus alunos. “Eu perguntei à professora se ela já estava trabalhando redação com os alunos e propus que, após uma palestra sobre a guarda para aos alunos, iniciássemos um projeto com redações que em geral é a parte na qual eles têm mais dificuldades”, relatou.

A palestra, voltada às crianças e aos adolescentes da escola, abordou questões relacionadas ao dia a dia da corporação e as diversas funções de um guarda civil. Dessa forma, os estudantes aprenderam que a Guarda Civil de Contagem vai muito além do que só garantir a segurança da comunidade; que a guarda atua no videomonitoramento (olho vivo); possui um canil; trabalha na ronda ostensiva municipal (ROMU), faz a proteção escolar (por meio de teatros, palestras, passeios culturais e gerenciamento de crise e funções); possui grupamento de pronta respostas com motos e grupamento de proteção ambiental; além de uma banda de música e patrulhamento comunitário.

“Uma das coisas que mais me surpreendeu no final da palestra foram os alunos. Eles me abordaram e falaram que não sabiam que fazíamos tantas coisas em nosso trabalho. Eu percebi que eles se interessaram por isso. Então, foi proposto que na redação “O que eu faria se fosse um guarda civil?”, eles falassem um pouco de como eles ajudariam a comunidade sendo guardas. Foi dessa forma que conseguimos realizar o projeto”, explicou.

Segundo a professora de português da escola, Maria Enice de Faria, ao todo foram produzidas mais de 100 redações pelos alunos de três turmas do sexto e sétimo ano da escola. “Os alunos abraçaram a iniciativa da guarda e estavam muito animados em participar. Eles deram sugestões, fizeram perguntas, queriam fazer parte disso. Nós tivemos uma resposta muito positiva”.

Das redações produzidas pelos alunos, 21 foram selecionadas pela guarda civil e colocadas em votação nas redes sociais da guarda. Em alguns dias de votação três redações foram selecionadas e serão premiadas nesta quinta (08). Os 21 alunos finalistas, farão um passeio por toda a central da guarda civil e ao final do dia as três mais votadas ganharam um certificado dos guardas. “Vamos premiar aqueles que o público gostou mais e preparamos uma surpresa no final para os ganhadores”, contou o chefe de turma.

O Projeto

A Escola Municipal Domingos José Diniz Costa Belém foi a primeira escola a fazer parte desse projeto. Segundo Junio Vinicius, o projeto deverá ser levado para outras escolas do município, incentivando os alunos de todo o município a desenvolverem o hábito pela escrita, além de conhecerem mais sobre a Guarda Civil.

Escolas interessadas em participar do projeto devem entrar em contato com a Guarda Civil de Contagem por meio do telefone 153 ou pelo e-mail protecaoescolar@contagem.gov.mg.br.

Reportagem: Milla Silva
Foto: Paulo Pereira