Funec promove evento de conscientização sobre como viver bem no espaço urbano

Problemas e soluções foram explanados por meio de jornais artesanais

Estudantes da fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Centec, participaram de uma ação intitulada “Noite da Cidadania”. Os alunos tiveram que desenvolver trabalhos referentes às questões urbanas, como trânsito, segurança, mobilidade.

Cerca de 120 estudantes do período noturno apresentaram por meio de Fanzine, um tipo de jornal artesanal, os temas em pauta. A ideia foi que cada grupo pesquisasse e apresentasse as dificuldades enfrentadas pela população de uma grande cidade.

Foram criados 12 jornais apresentando os problemas e as possíveis ações para solucionar os transtornos enfrentado no dia a dia. “O ponto central é a gente pensar como melhorar o bairro em que vivemos. A educação tem que acompanhar a nossa realidade. Não adianta ficar discutindo sobre o que acontece lá fora e esquecermos de voltar o nosso olhar para o agora”, explicou o professor de Sociologia e idealizador do projeto, Frederico Lopes.

Os jornais produzidos pelos serão usados como material didático em sala de aula para dar continuidade aos estudos sobre cidadania.

Reportagem: Nayara Macedo (Sob supervisão de Júlio César Santos)
Publicação: 27/09/2018