Ex-alunos da Funec-Centec criam aplicativo e participam de feira on-line da Cidade do México

Na semana passada, ex-alunos da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Centec, participaram de modo on-line da “Expociência Zama”, feira de iniciação científica da Cidade do México, com o projeto “Aplicativo Educativo Pioneiras”, uma pesquisa sobre a história das mulheres do Brasil e também do México, com viés sobre a desigualdade de gênero.

O resultado do trabalho pode ser acompanhado pelo aplicativo “Árvores das Pioneiras”, lançado recentemente pelo Google Play Store (serviço de distribuição digital de aplicativos).

A pesquisa traz à tona o protagonismo feminino na história, com a trajetória e a luta por direitos e igualdade. A metodologia se baseia na cronologia das bibliografias das mulheres brasileiras e mexicanas, de 1500 até os dias atuais.

O projeto é de autoria das estudantes Júlia Braga Marques Pereira, Vitória Bispo Umbelino, Maria Luiza Andrade Silva, orientadas pelo professor de Sociologia, Frederico Alves Lopes.

Com a pandemia da Covid-19, a feira de iniciação científica Expociência Zama, no México, está ocorrendo de modo on-line, com previsão de ser presencial no próximo ano. O trabalho dos ex-alunos será apresentado novamente.

A participação deles no evento mexicano foi possível porque o projeto “Aplicativo Educativo Pioneiras” havia obtido o primeiro lugar geral na 3ª FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica, na modalidade Ciências Humanas. Em outra frente, o projeto havia ficado em terceiro lugar na 7ª FEBRAT- Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, na modalidade Ciências Humanas.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Paulo Pereira
Publicação: 26/08/2020