Evento com diretores da educação infantil estabelece diálogo entre dirigentes e a Secretaria de Educação

No dia 20 de junho foi realizada, na Una Contagem, uma reunião de dirigentes da educação infantil com representantes da Secretaria de Educação para fortalecer o diálogo com a categoria. Diversos temas foram abordados durante o encontro sobre ações na Educação desde 2021.

Durante o evento, os representantes da Seduc conversaram com os dirigentes, sobre ações do passado e projetos futuros. Isso serviu para um melhor alinhamento entre a secretaria e a educação infantil do município.

Sophia Grossmann, vice-diretora da Escola Municipal Walter Fausto falou sobre a importância do evento. “Hoje foi um dos primeiros encontros de dirigentes da educação infantil. Então, eu achei que teve um olhar diferenciado para o segmento da educação infantil, com novos horizontes, expectativas foram atendidas”.

“Foi uma conversa aberta e assim, as informações agradaram a quem estava aqui hoje. Era uma necessidade desse diálogo e dessa troca com a secretaria, com a secretária, com o subsecretário e com a superintendente”, completou Sophia.

Norma Nonata de Aquino, diretora do Cemei Décio Camargos, ressaltou o fato de ser um evento que envolveu apenas a educação infantil. “É sempre importante fazer horas junto porque são questões da educação na rede, mas também tem as especificidades da educação infantil que vale a pena a gente fazer encontros separados”.

Além disso, Norma comentou sobre os eventos da Seduc. “O encontro de hoje foi muito proveitoso. Foi uma oportunidade que nós tivemos de fazer a escuta, os encaminhamentos, as ações da Seduc e também as perspectivas do que vem de melhoria pela frente”.

A superintendente da Educação Infantil Mayara Luna também falou sobre o evento. “Desde 2021 nós fizemos vários encontros com os dirigentes da rede, mas esse foi o primeiro que foi específico pra tratar das questões da educação infantil. Tivemos oportunidade de apresentar um pouco pra elas o que a Seduc tem feito principalmente na parte pedagógica. E também que a superintendência da educação infantil acompanha todos os processos mas têm o foco maior no acompanhamento pedagógico”, destacou.

Mayara também expôs a importância da participação da secretária Telma e do subsecretário Anderson. “A participação da Telma e do Anderson trouxe paras as dirigentes o conforto e a certeza de que há um olhar diferenciado pra educação infantil e que nós precisamos pra além dos encontros com todos os dirigentes que acompanham o ensino fundamental. É necessário demarcar um espaço pra discutir especificamente as pautas da educação infantil”.

O evento foi uma solicitação dos próprios dirigentes, e a expectativa da Seduc é pela realização de novos encontros. O evento contou, ainda, com a participação de representantes da educação infantil de várias regionais.

Estagiário Arthur Henrique sob supervisão do jornalista Fernando Dutra Martins.