Estudantes participam de palestras sobre os riscos do uso de drogas

Ações fizeram parte da Semana de Enfrentamento ao Uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas

Durante Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas, estudantes da rede municipal de ensino participaram de palestras sobre o tema. O objetivo foi conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos que as drogas e o álcool causam à saúde e à sociedade.

Na Escola Municipal Virgílio de Melo Franco e Escola Municipal Vereador Jésu Milton dos Santos, estudantes entre 10 e 13 anos receberam a professora universitária Kelly Oliva Jorge. Kelly é referência de um trabalho sobre uso de álcool e drogas na adolescência. “É importante falarmos deste tema aos jovens já que esta faixa etária é considerada vulnerável ao primeiro contato com as drogas. Infelizmente os adolescentes que experimentam drogas e álcool nesta fase da vida apresentam mais de 30% de chances de se tornarem adultos viciados”, alertou.

Durante a palestra foram abordadas as mudanças físicas e comportamentais que ocorrem na adolescência e os perigos do querer inserir-se em grupos que, na maioria das vezes, não conseguem fazer a melhor escolha. A palestrante ainda apontou os vários problemas que as drogas e o álcool podem trazer ao organismo, como o câncer de boca, língua, e palato.

Ao final do encontro, os estudantes puderam fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas sobre o assunto. “É importante ressaltar que o trabalho de conscientização sobre o uso e abuso das drogas não se esgota em uma semana de prevenção, é um assunto que deve se estender a todas as camadas sociais, principalmente aos estudantes”, finalizou Kelly.

Reportagem: Júlio César Santos
Publicação: 03/07/2018