Estudantes participam de ação de reflorestamento e aprendem na prática a importância das árvores

Alunos da Escola Municipal Geraldo Basílio, no bairro Colonial, região Sede, começaram, esta quinta-feira (28/9), com atividade extra-classe. O grupo de 60 alunos e alunas foram convidados para plantarem 40 mudas de árvores nativas, como ipês roxo, amarelo, rosa, sangra d´água e quaresmeiras no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiro, no bairro Praia, vizinho à escola.. 

O projeto é uma  iniciativa da Prefeitura de Contagem, desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad,  e do Programa Jovens Mineiro pela Sustentabilidade, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. 

Para dar boas-vindas aos pequenos protetores do meio ambiente, a superintendente de Políticas Socioambientais da Semad, Sirlene Almeida, os convidou a sentir a qualidade do ar inspirado no local. Para perceberem o cantar dos pássaros, ela pediu um minuto de silêncio, para em seguida perguntar: “para que servem as árvores?” Diante do silêncio, ela respondeu: “ a árvore é abrigo para passarinhos, joaninhas, borboletas, lagartas, onde muitos animais fazem ninhos, sem esquecer que são elas que nos dão sombras como essa e nos ajudam a  enfrentar o calor de 38º graus. Elas ainda ajudam a absorver a  água da chuva, nutrindo os lençóis freáticos e, assim, mantendo o solo nutrido e nos garantindo água para a vida.” 

Com a clareza da importância do plantio de árvores na cabeça, eles e elas partem para enfim colocar a “mão na terra”. O jovem Emanuel Sampaio, 10 anos, vai logo tirando o invólucro que protege a muda para que possa ser colocada no berço. “Eu acho muito legal plantar árvores. Elas vão crescer bonitas e nos dar sombras”, disse ele enquanto joga terra ao redor da muda plantada. A colega de turma, Pietra Renata Pacheco Passos, 10 anos, também destacou o fato delas se tornarem abrigos de muitas espécies. “É uma ação super importante, pois quando elas estiverem grandes, passarinhos vão vir morar aqui.“ 

Para a professora, Luciene Gomes Joseph, uma das que acompanhava a turma, experiências como essas deixam os alunos ainda mais interessados no aprendizado, pois eles acabam conectando o que se aprende dentro da sala com a vida prática. “Eles pegam a teoria estudada em sala e a coloca em prática. Tendo uma experiência de vida, elas e eles percebem que o plantar não é um gesto isolado, mas percebem-se como parte dessa natureza”.

O plantio tem o apoio da Academia do Corpo de Bombeiros que vem recuperando uma área degradada do Centro de Treinamento. Para o major Rafael Consendey, responsável pelo Centro de Treinamento, a relevância da atividade está na colaboração do gesto na correção das adversidades ambientais que estamos vivenciando. “A árvore é uma das soluções que temos para buscar reverter esses distúrbios urbanos e ambientais que estamos presenciando. Ao plantar uma árvore, estamos corrigindo um curso d’água, trabalhando as questões do lençol freático, da bacia hidrográfica e, isso, também é uma condição de prevenção a desastres porque regula a condição dos rios, lagoas, lagos e até dos mares. Se analisarmos a fundo, estamos trabalhando com essa prevenção futura.” 

Em Contagem, o plantio de árvores acontece todo ano a partir do mês de  setembro, considerando o período chuvoso e faz parte do Projeto Verdejar Contagem, desenvolvido pela Semad. 

Galeria de fotos / Fotos: Adélcio RamosPMC