Estudantes de Contagem participam de debates e atividades pedagógicas sobre direitos trabalhistas  

O Programa “Ministério Público do Trabalho na Escola — Resgate da Infância˜ está sendo apresentado pela primeira vez emContagem. A iniciativa, promovida pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio da Prefeitura de Contagem, tem como objetivo conscientizar os jovens sobre seus direitos como trabalhadores, com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção do trabalho adolescente.  

O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), durante a quinta-feira (5/10), proporcionando um ambiente para a disseminação de conhecimento e reflexão sobre o tema. Os estudantes tiveram oportunidade de compartilhar suas produções criativas, que incluíam peças teatrais e vídeos educacionais, abordando temas pertinentes ao mundo do trabalho.  

As escolas municipais Professor Geraldo Basílio Ramos e a Rita Carmelinda Rocha, localizadas em Contagem, foram duas das instituições de ensino fundamental que aderiram ao Programa MPT na Escola. Ao todo, 100 estudantes participaram ativamente do programa, envolvendo-se em debates e atividades pedagógicas voltadas para a conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes no contexto do trabalho.  

A Belgo Arames desempenhou um papel fundamental ao patrocinar os materiais didáticos necessários e promover a capacitação dos professores por meio de um treinamento realizado em março deste ano. O treinamento foi crucial para preparar os educadores para abordar, de maneira adequada, o tema em sala de aula, fornecendo uma educação abrangente sobre seus direitos trabalhistas. Em reconhecimento ao esforço e dedicação na produção de conteúdos relevantes, a Belgo Arames premiou os melhores trabalhos com um incentivo financeiro aos vencedores.  

Durante o evento de encerramento, os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar suas produções criativas, como peças teatrais e vídeos educacionais, que abordaram temas relacionados ao mundo do trabalho. Os vídeos foram especialmente destacados, pois estavam concorrendo à premiação, demonstrando o compromisso da Belgo Arames em valorizar o trabalho dos estudantes e incentivar sua participação ativa no programa.  

Segundo Jésser Pacheco, juiz da 5ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte e presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região, as escolas têm a missão clara de empoderar os jovens, proporcionando-lhes o conhecimento necessário para que possam compreender e exercer seus direitos como trabalhadores: “O programa visa não apenas informar, mas também transformar a perspectiva dos jovens em relação ao trabalho, trazendo importantes lições trabalhistas que serão fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e consciente”. 

Anaximandra Katia, juíza do trabalho e coordenadora do programa trabalho, justiça e cidadania expressou sua satisfação ao realizar o programa pela primeira vez na cidade. Ela posicionou que é de extrema importância tratar de assuntos que correspondem a carreira e os direitos dos estudantes. ”A construção da cidadania, de mostrar para os jovens que eles têm direitos e deveres é fundamental para seu crescimento”, disse.  

Fabiana Morais, historiadora na escola Carmelita da Rocha, abordou que a escola teve uma grande mobilização, onde o material didático encaminhado pela Belgo, foi repassado aos estudantes e recebido com muita expectativa. “Como responsável pela produção dos vídeos apresentados pelos estudantes, esse material foi de grande importância, pois a partir dela surgiram as ideias apresentadas no projeto”, ressaltou. 

Natalia Oliveira, professora de artes da escola Geraldo Basilio, compartilha que o projeto teve uma grande repercussão com os estudantes, e professores, sendo um momento bastante aguardado por ambos “Os estudantes tiveram toda uma preparação antes, ensaios, pesquisas, foram longos dias de ansiedade e muita expectativa para esse momento a escola resolveu abraçar pois considera o tema importante, e de grande relevância para o ambiente escolar”, disse.  

Yago Henrique, 13, interpretou o papel de pedreiro, tendo a oportunidade de ter uma visão mais clara de seus diretos trabalhistas como cidadão:”Todo trabalhador merece respeito independente de sua profissão”, falou.  

Isabela da silva, 14, realizou o papel da justiça. Seu sentimento foi de gratidão e de responsabilidade, tendo em vista que encenou uma figura de extrema importância. Seu aprendizado lhe proporcionou conhecer melhor a respeito da figura “justiça” na peça. “Fiquei nervosa, mas adorei o papel espero que o projeto aconteça mais vezes”, ressaltou a estudante  

De acordo com a secretária de Educação, Telma Fernanda, é fundamnetal agradecer a todos os envolvidos: “Agradeço a Belgo pela oportunidade de aprendizado dos Jovens, e professores, que trabalharam nesse projeto tão importante para nossos estudantes”. 

Além dos debates nas escolas, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma visita ao Fórum Trabalhista de Belo Horizonte. Essa experiência prática permitiu que eles conhecessem de perto o funcionamento da Justiça do Trabalho e compreendessem como seus direitos são protegidos. 

A turma vencedora, composta pelos estudantes do 8º ano B da Escola Municipal Rita Carmelinda Rocha, foi agraciada com um prêmio individual no valor de R$120,00 patrocinado pela Belgo Arames. Cada um do grupo teve o reconhecimento de seu esforço e dedicação por meio desse incentivo financeiro.  

O Programa “MPT na Escola” tem desempenhado um papel fundamental na conscientização dos estudantes das escolas municipais Professor Geraldo Basílio Ramos e Rita Carmelinda Rocha sobre seus direitos trabalhistas. Ao promover debates, atividades pedagógicas e visitas práticas, o programa capacitou os jovens para compreenderem o mundo do trabalho e os direitos fundamentais que o envolvem.   

Estagiária Yasmin Melo, supervisionada pelo jornalista João Cavalcanti

Fotos: Yasmin Melo