Estudantes da Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira montam exposição sobre sistema solar

Obras puderam ser vistas por estudantes e comunidade.

Os estudantes das turmas do 4º ano da Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira utilizaram cartolina, isopor e muito criatividade para montarem réplicas do sistema solar. A exposição pôde ser visitada por estudantes, educadores e comunidade.

O projeto faz parte da disciplina de ciências. 150 estudantes tiveram que criar as artes com base no que foi desenvolvido em sala de aula. Aproximadamente 700 pessoas visitaram a exposição. “Os estudantes tiveram autonomia para criar os projetos. Foi importante trabalhar o engajamento, a oralidade e cada um deles mostrou que absorveu bem o conteúdo. O trabalho envolveu a união de alunos e famílias”, destaca Cibelle Magalhães, pedagoga.

O processo foi além da didática feita pela escola. Serviu como forma de integração. Os familiares ajudaram na confecção das maquetes e a criatividade impressionou. Haviam trabalhos com bolinhas utilizadas em árvores de natal, luzes piscantes, desenhos feitos a mão e figuras coladas no isopor. “Minha tia me ajudou a fazer o trabalho e aprendi muito sobre o sistema solar”, explica a aluna, Mariana Nascimento.

A exposição pôde ser conferida durante um mês. A proposta é que outros trabalhos sejam apresentados. “As crianças se envolveram de forma positiva e vi que souberam apresentar tudo o que aprenderam. Estamos satisfeitos que a nossa escola tem colhido frutos nas apresentações de diversas matérias”, finaliza Eunice Geralda de Melo Sá, diretora.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Newton de Castro Resende