Estudantes da EJA põem a “mão na massa” em oficina de confeitaria em Contagem

Estudantes da Escola Municipal Coronel Joaquim Antônio da Rocha tiveram acesso a mais de três mil cursos profissionalizantes e participaram de oficina de cones trufados e bolo no pote

A parceria da Prefeitura de Contagem com o Programa Mind Lab tem proporcionado diversas experiências pedagógicas diferenciadas para estudantes da rede municipal de ensino da cidade. Agora, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) contam com mais uma ferramenta para capacitação e geração de renda, com acesso a mais de três mil cursos online profissionalizantes.

Estudantes da E.M. Coronel Joaquim Antônio da Rocha puderam sentir de perto a experiência de criar um produto, passo a passo, até prepará-lo para a venda e, desta forma, possibilitar a geração de renda extra e capacitação profissional. A oficina de confeitaria ocorreu nos dias 14 e 15 de junho e os estudantes colocaram, literalmente, a “mão na massa” para aprender a produção de cones trufados e bolos no pote, com a professora Carla Costa.

A história de Carla, assim como de muitos estudantes da EJA, é de superação. Foi pela própria plataforma de cursos que conseguiu superar as dificuldades e se qualificar, até ser convidada a ser professora e inspirar outras pessoas.

“Eu não sabia nada de confeitaria, comecei do zero e fiz vários cursos. Agora vim compartilhar um pouquinho da nossa experiência. Esperamos que eles gostem, trazer para a realidade o que eles veem nas aulas virtuais, colocando a mão na massa”, destacou a professora.

A superação é uma realidade para muitos estudantes da EJA, que se veem obrigados a deixar os estudos de lado ao longo de suas vidas. Agora, de volta aos estudos, têm também a oportunidade de ampliar os conhecimentos em outras áreas, como confeitaria e empreendedorismo.

“Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mais ainda de comer. Então me interessou saber um pouco mais de cozinha com esse curso, ganhar mais experiência”, apontou Suzamar Gomes, estudante da EJA há três anos e em sua primeira experiência com a plataforma de cursos.

Assim como Suzamar, Rildo Dias também é iniciante no universo dos cursos online. Profissional da construção civil, ele também se “arrisca” na cozinha. “Expectativa muito boa, tudo que possa vir de novo é bom pra gente”, disse.

A geração de renda e a capacitação dos estudantes é justamente um dos objetivos do programa, como explica o gerente de estratégia de impacto da Mind Lab, Thiago Leon. “Estamos desenvolvendo, aqui na escola, o “Projeto de Vida”, que é uma forma de auxiliar, junto com o processo de educação da EJA, de fazer uma jornada para a geração de renda”, afirmou. “Buscamos dar oportunidades de gerar renda, seja pelo empreendedorismo ou pela compreensão de reduzir despesas e também de ajudar o próximo”, completou.

Neste sentido, o estudante da EJA, Eli Dutra, e apreciador da culinária, aprovou o curso. “Vim para ampliar conhecimento e, quem sabe no futuro, usar como uma fonte de renda para complementar”, ressaltou ele, que há três meses retomou os estudos na EJA.

Cleia Aparecida se formará na EJA esse ano e ama cozinhar. Contudo, ela disse que “não é tão experiente”. Ela trabalha com frios, temperos e doces e busca novos conhecimentos para uma renda extra. “Minha prioridade é fazer uma renda extra, e vou fazer”, afirmou.

Tuana Carlini, colega de Cleia, gosta mesmo é de cozinhar arroz, feijão e frango com quiabo, mas não perdeu a oportunidade de novas experiências. “Eu quero mesmo é aprender”, disse.

Para o coordenador da EJA na E.M. Coronel Joaquim Antônio da Rocha, Alan Aguiar, a realização da oficina de confeitaria é muito positiva. “Ficamos muito felizes pela escola ter sido escolhida e a participação tem sido surpreendente. A oficina presencial é importante para estimular que mais estudantes façam a adesão aos cursos online”, apontou.

A E.M. Coronel Joaquim Antônio da Rocha atende 130 estudantes da EJA. Em Contagem são aproximadamente 2.500 estudantes nesta modalidade que tem acesso aos cursos profissionalizantes.

Projeto de Vida

O Projeto de Vida, que alia os recursos da metodologia Mind Lab e o acesso à plataforma de geração de renda e capacitação, foi motivado pela constatação, decorrente de análises de pesquisas e estudos de mercado, de que as pessoas eram contratadas pelas suas habilidades técnicas, pelo seu currículo, mas acabavam sendo demitidas por questões comportamentais. Este fato ainda é mais evidente em profissionais mais operacionais, potencialmente ocupados por pessoas que se enquadram no perfil de alunos da EJA.

A plataforma tem mais de três mil cursos que abordam demandas reais do mercado de trabalho, criando a possibilidade de geração de renda em áreas de interesse, e associando ao desenvolvimento de habilidades sociocomportamentais estimuladas pela metodologia da Mind Lab, a qualificação ou o aperfeiçoamento técnico-profissional.

Além desses recursos, o estudante da EJA pode ainda se conectar a oportunidades de trabalho – por contratação CLT, terceirizado ou temporário – divulgadas no programa. Mensalmente, a empresa compartilha cerca de 19 mil vagas em mais de 50 empresas parceiras.

Por meio da metodologia Mind Lab, o aluno da EJA desenvolve habilidades comportamentais como relações intra e interpessoais, controle inibitório, planejamento, resolução de problemas, filtragem de informações e escolha de caminhos. Os métodos e mediações são explorados para que cada um reconheça e desenvolva habilidades para o trabalho, identificando caminhos para atuação profissional e abrindo portas para o interesse de cursos livres, realizados na plataforma da Mind Lab, ou para seguir os estudos por meio de cursos profissionalizantes.

Repórter Fernando Dutra

Edição João Cavalcanti