Crianças da Educação Infantil são autores de exposição artística sobre natureza e arte

No sábado (30/09), crianças da turma de 5 anos da educação infantil da Escola Municipal Coronel Joaquim Antônio da Rocha, na regional Ressaca, promoveram uma exposição aberta à interação de professoras e comunidade escolar.

Ao longo do ano as docentes desenvolveram junto com as crianças, o projeto “Natureza e Transformação”, que engloba natureza, conhecimento, arte e transformação através de pinturas e esculturas.

“Acreditamos na importância de desenvolver o cérebro, de estimular a formação de neurônios, de trabalhar com os corpos através de vivências e experiências significativas, de investigação, de pesquisa e de um conhecimento que vão levar para a vida”, comentou a pedagoga Andréa Pinheiro.

“O projeto que nós fizemos foi muito legal, nós usamos folha, galho, e a minha mãe também gostou das artes”, afirmou a pequena Isabela Araújo Monteiro, integrante da educação infantil.

Através das atividades as crianças aprenderam também sobre temas variados. Na matemática, a contagem das sementes e pedras, na engenharia com a construção das casas de madeira, na química, misturando as cores puderam observar a transformação dos objetos. Aprenderam também sobre biologia por meio da plantação, língua portuguesa com histórias, educação física através do trabalho com o corpo e expressão e aprenderam, principalmente, sobre artes.

“Esse projeto começou em fevereiro, quando apresentamos a escola para as crianças e elas perceberam que no espaço havia muitas árvores frutíferas. Costumo dizer que tivemos engenheiros, arquitetos, pedagogos, professores, líderes de equipes”, relatou a professora responsável pelo projeto, Rita de Cássia.

“A exposição demonstrou a incrível capacidade criativa deles. Confirma como o conhecimento pode ser alcançado através da Arte. São várias obras que impressionam pelo cuidado na elaboração e refletem o processo em que os estudantes se envolveram de forma muito ativa”, completou Rita.

A professora Ana Paula Silva, professora de Arte, apontou também a da percepção quanto à importância da questão ambiental. “A utilização de elementos da natureza de forma contextualizada nos remetem a referências que nos fazem refletir sobre a importância da preservação ao meio ambiente. Percebe-se o capricho em cada detalhe e o envolvimento de todos. A exposição foi emocionante! Ficará para a história”, enfatizou.

Além disso, foram realizadas pesquisas sobre alguns artistas, especialmente Viníciu Fagundes Bárbara, que foi a inspiração para o projeto. O artista, desde criança, sempre amou a natureza, principalmente o cerrado em Goiás, seu estado natal.

O projeto realizado pela Escola Municipal Coronel Joaquim Antônio da Rocha é um exemplo da importância da educação como papel fundamental na formação do conhecimento e desenvolvimento das crianças.

Estagiária Beatriz Torres, sob supervisão do jornalista Fernando Dutra

Fotos: acervo pessoal educadoras da escola