Estudante da Funec Contagem é destaque no triathlon e inspira jovens atletas

João Vitor, um jovem de 15 anos, estudante da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) Industrial, tem obtido excelentes resultados na modalidade de triathlon e conquistado vitórias significativas em competições nacionais e internacionais. Sua determinação e paixão pelo esporte o impulsionam a perseguir seu sonho de participar dos Jogos Olímpicos.

A partir dos 14 anos, João começou a praticar o esporte, uma modalidade que abrange natação, ciclismo e corrida. Sua jornada teve início na natação e ele encontrou no triathlon uma maneira de se desafiar e alcançar todo o seu potencial.

Para o jovem atleta, um fator importante em sua trajetória é poder influenciar outros jovens. “Fico feliz em poder inspirar outros jovens a se afastarem de atividades ilícitas e a encontrarem no esporte uma ocupação saudável para suas mentes”, afirmou.

Durante sua trajetória, João já conquistou títulos importantes. Em 2022, ele sagrou-se campeão brasileiro de triathlon do Exército, venceu o All Limits NL/MG e foi campeão mineiro em Juiz de Fora, garantindo sua classificação para os Jogos da Juventude 2023, realizado em Ribeirão Preto, em que ficou na 10ª colocação geral.

Além disso, ele teve a oportunidade de representar o Brasil no Pan-americano de Montevidéu, realizado em 2022 no Uruguai, onde também obteve a 10ª colocação. Outro destaque foi sua participação no Campeonato Brasileiro, em Maceió, onde conquistou o 9º lugar.

A Funec desempenhou um papel fundamental no apoio a João, fornecendo todo o suporte necessário em sua jornada esportiva. Desde a inscrição em competições até a obtenção de atestados de participação, a instituição tem auxiliado com questões de comunicação e logística. Seus amigos e colegas de classe ficam curiosos sobre seus treinamentos, e ele se tornou uma figura conhecida na comunidade escolar. A diretora da escola, Marcilene Silva, destaca o compromisso da instituição em apoiar os talentos de seus estudantes, como João Vitor.

“A conquista de João tem impactado positivamente outros estudantes, incentivando-os a seguir o caminho do esporte. Sua influência tem se espalhado pela comunidade escolar e chegado até a imprensa local”, ressaltou Marcilene.

Os planos futuros de João incluem participar dos Jogos Olímpicos e se tornar um atleta profissional

Estagiária Mikaela Yasmin, sob supervisão do jornalista Fernando Dutra

Fotos: Mikaela Yasmin / Acervo pessoal do João Vitor