Escolas municipais preparadas para o cadastramento escolar

Procedimento é uma forma de conseguir uma vaga em uma escola perto de casa

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) promoveu um encontro com os dirigentes escolares para orientar sobre as formas de realização do cadastro escolar. Durante a reunião foram apresentadas as regras para matrículas na educação infantil o no ensino fundamental.

O cadastro deve ser feito pelos pais ou responsável legal do estudante. Quem tem crianças nascidas entre 01/07/2012 e junho de 2017 deve realizar o procedimento em um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) ou em uma escola municipal. Já os responsáveis pelas crianças que vão ingressar o ensino fundamental e possuem seis anos completos ou que vão completar essa idade até 30 de junho de 2018, devem acessar o portal www.educacao.mg.gov.br e preencher o formulário de cadastro. Caso a pessoa não tenha acesso à internet, é preciso procurar uma escola municipal mais próxima de casa.

Prazo de inscrição vai de 12 a 23 de junho de 2017. Se o responsável perder esse prazo, ele deve ficar atento à nova chamada de matrícula que deve ocorrer em fevereiro de 2018. “O cadastramento escolar é o caminho para que a criança tenha o direito de estudar próximo de casa. Isso reflete na qualidade do aprendizado, no conforto e comodidade do estudante e dos familiares”, explicou Flávia Regina Silva, dirigente educacional.

O cadastro escolar é o planejamento de vagas para estudantes que vão ingressar na escola no próximo ano. Os responsáveis pelas crianças com idade a partir de 4 anos têm o dever de as matricularem em uma rede de ensino.

A direção da Escola Municipal Paulo César Cunha já se prepara para atender os pais. Inclusive montou um esquema que vai agilizar o processo de cadastramento. “Vamos disponibilizar o laboratório de informática para que os responsáveis possam realizar o procedimento com tranquilidade e sem filas”, destacou a diretora Xênia Cruz Bernardo

Para mais informações sobre o cadastro escolar, acesse os links disponíveis no nosso portal “Estuda Contagem”.
http://migre.me/wLvso
http://www.sistemahorus.com.br/cadastramento/
http://migre.me/wLyAR

 

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Divulgação