Encontro de integrantes do Programa “Com-Vidas nas Escolas” encerra Semana do Meio Ambiente

As comemorações da Semana do Meio Ambiente foram finalizadas na quarta-feira (7/6), no Centro de Educação Ambiental Vargem das Flores, localizado no parque Gentil Diniz, com um encontro das escolas participantes  do Programa “Com-Vidas nas Escolas”. No local, houve a apresentação dos resultados dos diagnósticos socioambientais, realizados pelas escolas com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), ao longo dos últimos três meses do primeiro semestre.

O Programa “Com-Vidas nas Escolas”, desenvolvido pela Semad, tem o intuito de promover educação ambiental em todos os níveis de ensino, criando uma interface das escolas integrada às comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, visando a divulgação de informações e a promoção de competências e habilidades para conhecer a realidade socioambiental das escolas do seu entorno.

Segundo a diretora de Educação Ambiental, Adriane Aparecida dos Santos, o encontro foi muito importante para observar os resultados obtidos pelas escolas e analisar as potencialidades ambientais de cada uma e, assim, saber quais projetos serão desenvolvidos para melhorar a gestão dos recursos das mesmas e o que deve ser trabalhado conforme a demanda obtida.

“Hoje é o início de um processo importante, pois após conhecermos os resultados dos diagnósticos, poderemos pensar na elaboração das propostas para cada escola, numa articulação com as demais secretarias, para assim conseguirmos implantar os projetos, levando sensibilização e educação ambiental, a fim de melhorar a vida das escolas e da comunidade”, declarou.

De acordo com Bruna Reis Ramos, mãe de uma estudante da rede pública municipal e filha do professor Geraldo Basílio Ramos, que leva o nome de uma escola na região do Colonial. Para ela, é muito importante que projetos de educação ambiental sejam implementados nas escolas, e assim ser possível realizar uma educação que vai além dos muros da escola, onde as crianças serão agentes de transformação nos espaços que ocuparem.

“Quando educamos uma criança para a questão ambiental, ela saberá a importância da coleta seletiva, preservação ambiental, entre outras coisas. Agradeço por poder participar desse programa tão especial, até mesmo como forma de legado, pois meu pai sempre ensinou e buscou a educação ambiental”, declarou.

Para finalizar, a professora do Cemei Francisco Leite Murta, Denise Cristina Aragão, afirmou que o programa é de suma importância para a conscientização ambiental principalmente para crianças muito pequenas, e que esse é um dos objetivos que têm sido trabalhados no Cemei.

“Nós conseguimos plantar uma sementinha no coração das crianças e tenho certeza que elas vão levar isso para a vida.  Então temos que aproveitar essa oportunidade de abraçar e dar asas aos projetos que queremos desenvolver nas escolas e que possuem um potencial ambiental muito grande para fazer com que nossas crianças de hoje, sejam os adultos do futuro que vão pensar em um mundo melhor e mais sustentável”, finalizou.

“Com-Vidas nas Escolas”

O projeto está sendo desenvolvido com a participação da comunidade escolar das redes pública e particular e visa promover o diálogo entre os parceiros, com a participação social e a adesão espontânea das instituições envolvidas, além de desenvolver ações de conservação, proteção, preservação e recuperação do meio ambiente.

Nesta primeira etapa estão participando onze escolas contempladas no edital lançado em fevereiro. Elas foram divididas segundo a bacia hidrográfica do território onde estão localizadas. Representando a bacia do Arrudas estão as escolas Estadual Deputado Renato Azeredo e Municipal Domingos Diniz Moreira. Os representantes da bacia do Imbiruçu são as escolas municipais Newton Amaral Franco e Senador José Alencar.

Já na bacia da Pampulha, as escolhidas foram o Centro de Educação Infantil Recanto Alegre, Instituto Educacional Sara Camilo e Funec Ressaca e da bacia de Vargem das Flores, as participantes são os Cemeis Carmen do Rosário Rocha e Francisco Leite Murta e as escolas municipais Otacir Nunes dos Santos e Giovanini Chiodi.

Encontro Com Vida nas Escolas - 07/06/2023

Fotógrafo: Adelcio Ramos/PMC