Curta-metragem de estudantes da Funec Cruzeiro do Sul será exibido no Festival de Cinema do Rio

Estudantes da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) estão entre as 31 produções selecionadas para participar do Programa Vídeo Fórum, da Mostra Geração, do Festival do Rio 2023, que será realizado entre os dias 5 e 15 de outubro. O evento é idealizado e focado, exclusivamente, em produções realizadas e protagonizadas por crianças e estudantes. O curta-metragem selecionado, “Alice através das Lentes”, foi criado totalmente pelos estudantes da Funec Cruzeiro do Sul, em 2022.

Foram mais de 60 trabalhos inscritos na mostra e os selecionados foram divididos em três categorias, de acordo com as faixas etárias do público-alvo e de seus realizadores.  

O filme tem como enredo uma pauta que defende os direitos pela igualdade das mulheres. Trata-se de uma homenagem à Alice Guy-Blaché, a primeira cineasta mulher, esquecida da história e sem notoriedade, por ser mulher. O intuito do curta-metragem é resgatar e honrar a sua memória.

O filme é estrelado em grande maioria por mulheres, entre elas Evelyn Júlia Araújo Costa, que interpreta a personagem principal, Alice. “É muito gratificante poder participar do festival, uma vez que foi um trabalho coletivo. É muito bom ver que o nosso trabalho está repercutindo e que o nosso esforço está chegando longe”, comentou Evelyn.

“Foi um magnífico trabalho coletivo. Acredito que iremos fazer outras produções para conseguir retratar personagens da história que foram retirados por pré-conceito”, ressaltou Pedro Arthur Ramos Sales, estudante que fez parte do projeto.

As gravações do curta-metragem aconteceram em 2022. Todo o processo de produção durou três meses. “Não foi nada fácil, ocorreram muitos momentos que pensei em desistir, pois foi cansativo e tivemos poucos recursos. Utilizamos somente o celular para gravar, mas teve cooperação de todo mundo e fivemos um trabalho incrível. No final, todos ficaram orgulhosos”, comentou a estudante, Maria Eduarda Louback Ferreira, diretora e roteirista do filme.

“Foi uma experiência muito boa, foi estudo atrás de estudo, pois nunca havíamos editado algo grande assim, mas no final foi gratificante”, relatou Guilherme Ernane Oliveira Alonso, editor do filme.

Para o professor do itinerário de educação e audiovisual e orientador do filme, Sérgio Vaz Alkmin, a participação dos estudantes na produção do curta foi importante para despertar a criatividade e para a escola “é muito importante ter projetos em que os estudantes tenham protagonismo”, destacou. 

Festival de Cinema do Rio 2023

A 25ª edição do Festival do Rio acontece de 5 a 15 de outubro, Centro Cultural da Justiça Federal, na cidade do Rio de Janeiro. Durante o festival, a Première Brasil apresenta os filmes brasileiros em mostras competitivas e não competitivas. Na programação do festival, as clássicas mostras internacionais como Panorama do Cinema Mundial, Midnight Movies, Itinerários Únicos, além  da Mostra Geração, da qual os estudantes da Funec participarão.

Autor: Estagiária Beatriz Torres, sob supervisão do jornalista Fernando Dutra

Edição: Carol Cunha

Revisão: Ana Paula Figueiredo