Curso inédito prepara diretores e vices para a administração escolar

Foram oito horas de ensinamentos sobre as questões administrativas e pedagógicas que fazem parte do universo escolar

Durante oito horas, educadores da Rede Municipal de Ensino e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) participaram de um curso de formação em gestão escolar. A iniciativa é uma forma de aprimorar o conhecimento dos candidatos que desejam ocupar as vagas de diretores e vice-diretores nas escola.

O curso é inédito em Contagem e foi ministrado por diretores e superintendentes da Secretaria Municipal de Educação e da Funec. Os participantes puderam conhecer o passo a passo das questões administrativas e pedagógicas que fazem parte do universo escolar. As orientações foram sobre as atribuições do gestor escolar, gestões financeira e administrativa, gestão de profissionais, aspectos legais da gestão escolar, gestão pedagógica e organização do ensino de Contagem.

Para a vice-presidente da Funec, Raquel Parreira, o curso foi uma forma de apresentar o modelo de gestão implantado pela Seduc e Funec. “O encontro foi importante para que os candidatos conhecessem nossa metodologia. É uma forma de alinhar a execução do trabalho com as propostas. O curso também despertou um pensamento crítico sobre o cargo. Cada candidato pôde avaliar se encaixa ao perfil. O educador precisa estar preparado para o cargo e se comprometer com as responsabilidades. Um exemplo desse comprometimento é referente ao caixa escolar. É com o CPF dele que o diretor vai trabalhar”, destacou Raquel.

A consulta pública para escolha de diretores e vices será no dia 29 de novembro. O mandato tem duração de três anos.

Clique AQUI e confira mais fotos do curso.

Reportagem: Júlio César Santos
Fotos: Elaine Castro