Crianças recriam patrimônios culturais de Contagem

Trabalhos buscam preservar a identidade dos contagenses.

Durante todo o ano, os estudantes do Cemei Icaivera estudam sobre os patrimônios culturais de Contagem. As turmas, formadas por crianças de 3 a 5 anos, visitam pontos turísticos, museus e assistem a peças teatrais sobre a história da cidade. Todo o aprendizado é transformado em trabalhos artísticos.

As 200 crianças da instituição utilizaram materiais recicláveis para recriar os espaços culturais de Contagem. Elas montaram diversas maquetes. Entre as réplicas estão a Igreja São Gonçalo, do Centro Cultural, Comunidade dos Arturos. “É um trabalho pedagógico que tem o objetivo preservar e valorizar nossa identidade”, destacou a diretora Érica Fabiana Beltrão.

Além dos pontos turísticos, os estudantes conhecem a culinária típica de Contagem. Na cantina, participaram de uma oficina e produziram doces de abóbora. A guloseima foi distribuída para todos os estudantes e os trabalhos ficaram expostos e puderam ser visitados pela comunidade. “Essa ação faz com que os estudantes tenham contato com a história, além de promover a interação entre escola e comunidade”, finalizou a diretora.

Confira aqui alguns trabalhos dos estudantes.

Reportagem: Júlio César Santos
Fotos: Divulgação