Crianças do Cemei Lúcio de Abreu participam de atividades que visam a responsabilidade no trânsito

O Centro Municipal de Educação Infantil Professor Orlando Diniz, também conhecido como Cemei Lúcio de Abreu, deu continuidade, na última semana, ao Projeto “Educação para o Trânsito”, iniciado no começo de setembro. A ação envolveu atividades teóricas e práticas, incluindo uma dinâmica. As crianças aprenderam conceitos de segurança no trânsito e, posteriormente, tiveram a oportunidade de aplicá-los em simulações de situações reais, desempenhando papéis de pedestres, motoristas e guardas de trânsito.

A abordagem, progressiva, visa ampliar o conhecimento das crianças e promover comportamentos seguros, conforme destacou a diretora do Cemei, Tania Maria. As ações foram direcionadas às crianças de 2 a 5 anos, incluindo crianças PCD (Pessoa com Deficiência), para garantir a inclusão de todos.

Segundo Tania, a semana começou com entusiasmo e animação por parte dos estudantes. “Todas as crianças participaram da atividade. Os brinquedos foram adaptados para crianças com mobilidade reduzida e transtorno do espectro autista, eliminando qualquer impedimento em relação à participação delas”, disse.

A diretora também destacou que a escola possui um plano de ação anual, com revisões e ajustes realizados no início e no final de cada ano letivo. Neste contexto, o projeto já estava planejado no cronograma, sempre respeitando o ritmo de aprendizado de cada criança.

A professora Jade Mariele, que trabalha com as turmas infantis, enfatizou a importância das dinâmicas para o crescimento das crianças. “Elas absorvem o que veem seus pais fazerem e, com o projeto, têm a oportunidade de corrigir comportamentos inadequados, como atravessar o sinal vermelho”, afirmou. Jade também ressaltou a aprovação dos pais com essa abordagem e a importância desse tipo de aprendizado.

Juliana Oliveira, pedagoga na escola e coordenadora dos projetos da instituição, observou que os brinquedos utilizados nas dinâmicas foram confeccionados pela própria escola, “utilizando materiais reciclados, contribuindo também para a conscientização ambiental”, comentou.

Além disso, diversas brincadeiras foram realizadas tanto dentro quanto fora da escola, com as crianças desempenhando papéis de guardas de trânsito, pedestres e motoristas, utilizando velotrol e outros brinquedos. As crianças demonstraram grande entusiasmo e curiosidade em relação ao trânsito e seu funcionamento.

O projeto de Educação para o Trânsito foi desenvolvido em conjunto pelos dois turnos da escola, e o sucesso alcançado motiva a equipe a expandir a iniciativa no futuro. No ano anterior, durante a Semana do Trânsito, apenas uma roda de conversa foi realizada, mas, devido ao retorno positivo das crianças, decidiu-se ampliar as atividades.

A iniciativa da Cemei Lúcio de Abreu é um exemplo de como a educação pode contribuir para a formação cidadã desde a infância, promovendo a conscientização sobre o trânsito e incentivando comportamentos seguros.

Estagiária Mikaela Yasmin, sob supervisão do jornalista Fernando Dutra

Fotos: Mikaela Yasmin