Contagem recebe visita dos primeiros agentes formados da Guarda Municipal de Ouro Branco, região central de Minas Gerais

Todo processo seletivo e de formação da guarda foi realizado pela Funec

Reforçando seu papel de prestação de serviços, formação e inovação, a Fundação de Ensino de Contagem (Funec) foi responsável por todo o processo de graduação da primeira turma de Guardas Municipais do município de Ouro Branco, na região central do estado, que estiveram em visita à Contagem na última quarta-feira (16/8), onde realizaram uma série de agendas na cidade.

A Funec foi responsável por todas as etapas do processo de seleção e formação da Guarda Municipal de Ouro Branco, desde a organização, formulação e aplicação da prova do concurso público até a formação prática dos(as) agentes aprovados.

A visita desta quarta-feira foi para que pudessem conhecer toda a estrutura e o trabalho realizado pela Funec, bem como estreitar laços entre os municípios. Os guardas de Ouro Branco puderam realizar atividades com a Guarda Civil de Contagem e almoçaram no restaurante popular do Eldorado.

Para o vice-presidente da Funec, professor Paulo Figueiredo, a participação em toda a formação do município vizinho é motivo de “muito orgulho”. Ele relembrou que foi a própria Funec quem organizou a formação da primeira turma de agentes da Guarda Civil de Contagem.

“Pra Funec é muito importante ter no escopo da prestação de serviço essa formação, que é diferente da que estamos acostumados a fazer. Participamos com muito orgulho e afinco, estivemos em todas as etapas”, ressaltou Paulo.

Para Alexsandro Teixeira, comandante da Guarda Municipal de Ouro Branco, destacou a participação dos 35 agentes formados, que atenderão uma população de 40 mil habitantes.

“Antes de assumir o cargo verifiquei qual seria a empresa responsável pela organização do curso e fiquei muito satisfeito. Os guardas estão preparados, fizeram treinamentos físicos, psicológicos, defesa pessoal, abordagens, legislação, o nível de conhecimento adquirido é muito bom e o dia a dia do curso é bem pesado”, destacou Alexsandro.

Uma das agentes formadas na primeira turma da Guarda Municipal de Ouro Branco é Lorraine Pelaez. 30 anos. Ex-arquiteta, encarou o desafio em uma área totalmente diferente. “Estamos ansiosos para começar a trabalhar. Tivemos vários professores para nos auxiliar, com aulas práticas e teóricas. Acho que tivemos um bom ensino e estamos preparados para ir pra rua”, disse.

Concurso Guarda Municipal de Ouro Branco

A Funec realizou todas as etapas do concurso público para contratação de quadro permanente da primeira turma de agentes da Guarda Civil de Ouro Branco, inclusive na formulação do edital, publicado no dia 27 de abril de 2022.

A realização da prova objetiva foi em 14 de agosto de 2022 seguia da prova de títulos, teste de aptidão física, avaliação psicológica e exames médicos e investigação social. O resultado final foi publicado em 27 de dezembro do mesmo ano.

A etapa seguinte, também organizada pela Funec, foi o curso de formação da Guarda Municipal de Ouro Branco, com carga horária de 680 horas/aula e realizada entre 3 de maio e 31 de agosto de 2023. Nesta etapa participaram 35 alunos formandos. Para realizar a formação, a Funec contratou coordenador pedagógico, apoio técnico e operacional e 9 professores/instrutores.

Repórter e foto: Fernando Dutra