“Com-Vidas nas Escolas” promove conscientização ambiental e abre inscrições para este semestre

As atividades de educação ambiental são essenciais para que as crianças e jovens compreendam a necessidade de cuidar, conservar e despertar a consciência voltada para a preservação dos recursos naturais e a cidadania. Nesse sentido, a Prefeitura de Contagem está com inscrições abertas, até o dia 18/8, para as atividades do Programa de Educação Ambiental “Com-Vidas nas Escolas”, a serem desenvolvidas no segundo semestre de 2023.

Estão disponíveis dez vagas, sendo oito titulares e duas reservas, distribuídas de forma equitativa, considerando a disponibilidade de cada bacia hidrográfica. Duas vagas estão designadas para escolas vinculadas à Bacia do Arrudas, outras duas para a Bacia do Imbiruçu, quatro vagas destinadas à Vargem das Flores e duas vagas reserva direcionadas à Bacia da Pampulha.

Podem se inscrever escolas da rede pública e particular de Contagem, por meio do preenchimento do formulário on-line, clicando aqui.

Lançado em março deste ano, durante a Semana da Água, o “Com-Vidas nas Escolas” é uma ação desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e tem como objetivo a promoção da educação ambiental em todos os níveis de ensino, incentivando a participação ativa de toda a comunidade escolar, enquanto estabelece uma interface colaborativa com as instituições de ensino para a proteção do meio ambiente.

O programa representa uma oportunidade para as instituições de ensino se engajarem em práticas de educação ambiental e colaborarem ativamente na proteção do meio ambiente, reforçando o compromisso da comunidade escolar com a sustentabilidade e o bem-estar do planeta.

O cronograma detalhado das atividades planejadas será disponibilizado após o término do período de inscrições. Segundo a Semad, é importante que as escolas interessadas observem a metodologia do programa no Edital 01/2023, publicado na edição número 5490, do dia 31 de janeiro de 2023, do Diário Oficial de Contagem.

No primeiro semestre, foram selecionadas 12 escolas que já estão sendo beneficiadas pelo programa. Devido ao grande número de inscrições, sete escolas aguardaram na lista de espera para uma segunda chamada.

Caso haja qualquer dúvida ou necessidade de esclarecimento adicional, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail eduambiental.contagem@contagem.mg.gov.br.

Repórter: Milla Silva

Foto: Adelcio Ramos/PMC