Centec promove evento para estimular a participação de meninas e mulheres na Ciência

No início de março (8/3) a unidade Centec da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) promoveu o evento ‘Meninas e Mulheres na Ciência no dia Internacional das mulheres!’, para destacar e estimular a participação feminina na produção científica.

A diretora da unidade, Adriana Vasconcelos, destacou que o evento foi planejado com a finalidade de dar visibilidade aos projetos de Iniciação Científica que foram premiados na 10ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), compostas por meninas pesquisadoras e, dessa forma, “incentivar cada vez mais” meninas e mulheres a participarem da pesquisa científica na Funec, além de “valorizar e divulgar o conhecimento científico que é produzido em nossa cidade”.

Dando início ao evento, o Grupo de Teatro do Centec apresentou uma esquete sobre Hedy Lamarr, uma atriz e inventora que durante a segunda guerra mundial criou um sistema de comunicação que serviria de base para a criação do wi-fi e da telefonia celular.

Na sequência, as estudantes bolsistas do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic), Amanda Castro Gomes e Isabelle Duarte Fagundes, do 2º ano do curso técnico de Química, apresentaram o projeto ‘Construção de um fotômetro com material alternativo utilizando um aplicativo de celular como detector: uma proposta de ensino didático em Análises Colorimétricas’.

As estudantes participaram da 10ª Feira Brasileira de Escolas Técnicas (FEBRAT) e o projeto foi credenciado a participar do London Internacional Youth Science Forum (LIYSF) 2023, que acontecerá em julho e agosto de 2023, no Imperial College, Londres, Reino Unido.

O projeto foi orientado pela professora de química, Dra. Danielle Gomides Alckmin, e co-orientado pelo professor de Física, Allysson Moreira. “Considero que a pesquisa no Brasil recebe uma grande contribuição das mulheres, mas ao mesmo tempo, são as mulheres que tem mais dificuldade de ir adiante com a carreira acadêmica por todos os afazeres que sobrecarregam a rotina.” afirmou Danielle.

O evento também teve a presença da bolsista de Iniciação científica da Unidade Cruzeiro do Sul, Isadora Prates de Almeida para compartilhar com os estudantes a sua pesquisa ‘Fake News em jogo: uma discussão sobre o processo de produção de (in)verdades científicas em redes sociais’. O projeto foi orientado pelos professores da Unidade Cruzeiro do Sul, Darci Sabino Filho e Gleison Paulino, com o apoio da coordenadora do curso técnico em Análises Clínicas, Cynthia Belllo. A pesquisa também participou da FEBRAT em 2022 e recebeu o convite para a LIYSF 2023.

Para divulgar o Projeto de extensão ‘1000 Futuros Cientistas’, o Centec recebeu Janaína de Paula e Silva, que coordena o referido projeto no departamento de química da UFMG e que tem como objetivo promover a popularização da ciência através de oficinas, visitas guiadas, experiências, dentre outras ações dentro dos laboratórios da própria UFMG e em escolas parceiras. “Fico feliz em participar de um evento com o objetivo de valorizar a pesquisa realizada pelas mulheres”, afirmou.

Uma das bolsistas do programa de extensão é a estudante Júlia Braga que também foi aluna do Centec e hoje cursa graduação em Química e tem atuado na área de pesquisa. “A Funec é muito bem-vinda ao projeto, estamos esperando vocês”, destacou Janaína.

O evento também contou com a participação do vice-presidente da Funec, professor Paulo Figueiredo, que destacou a importância do Programa de Iniciação Científica da instituição e apresentou a nova Coordenadora do Programa, professora Kênia Leandro. Paulo também anunciou o aumento do valor da Bolsa para o estudante que passa a ser R$ 300,00 mensais.

Kênia convidou os estudantes a participarem do programa em 2023, inscrevendo os projetos junto aos professores-orientadores.

As vice-diretoras do Centec, Luciana Pellucci e Lucimara Lima, destacaram a importância do comprometimento dos estudantes com a sua formação acadêmica e lembraram das cientistas brasileiras que tiveram importância fundamental nas pesquisas científicas durante a pandemia da COVID-19, além de incentivarem os estudantes a participarem de pesquisas na Funec e das olimpíadas científicas que acontecem durante todo o ano.

 

 

Estagiário Arthur Henrique sob supervisão do jornalista Fernando Dutra