Alunos da E.M. Newton Amaral participam de oficinas de jornalismo e fotografia

Estudantes conheceram as técnicas de reportagem, produção fotográfica e vídeos.

Um novo desafio para as crianças e professores da Escola Municipal Newton Amaral Franco, no bairro Petrolândia, foi lançado: produzir dentro da comunidade escolar as minirredações de jornalismo, fotografia e vídeos, que irão contar histórias e o dia a dia dos alunos e funcionários da instituição, além de levar ao público os trabalhos produzidos pelos estudantes de forma objetiva e com a qualidade e técnicas de “verdadeiros repórteres” de veículos de comunicação.

A ideia surgiu após a iniciativa da bibliotecária da escola, Sheila Rodrigues, em produzir com os alunos pequenos vídeos sobre a vida escolar, trabalhos e entrevistas com moradores, pais e representantes da comunidade. “Este trabalho foi construído aos poucos, e o resultado foi muito gratificante, pois percebemos o interesse das crianças em produzir estas reportagens, mas precisávamos de uma orientação de profissionais das áreas para nos dar um norte sobre a maneira correta de produzir estes materiais”, ressaltou Sheila Rodrigues.

Durante a semana, as turmas puderam conhecer um pouco sobre as diferenças entre cada veículo de comunicação, as variantes textuais e o emprego das técnicas de produção, apuração e construção das matérias. Além disso, tiveram a oportunidade de simular entrevistas e filmagens ao longo das oficinas. “É muito bom aprender como filmar, fotografar e fazer os textos para nosso trabalho. A gente tem feito alguns trabalhos e entrevistas que ficaram bem legais, mas agora vamos poder fazer bem melhor, porque estamos conhecendo melhor as técnicas certas para cada tipo de trabalho”, comenta a estudante Rayana, aluna do 5º ano.

O trabalho de desenvolvimento dos estudantes vem sendo acompanhado de perto pelos professores e coordenadores pedagógicos da escola, além de receber apoio da direção e dos funcionários, que geralmente participam das atividades. A professora Sidneia Silva falou da empolgação dos alunos quando receberam a notícia das oficinas: “Eles estavam contando as horas para participar dessas oficinas. O empenho e dedicação destas crianças nos enchem de expectativas positivas em relação ao aprendizado e na formação escolar. São crianças que buscam, a todo momento, participar das ações e projetos promovidos pela escola, e agora estamos realizando essas atividades que agregam mais valor aos nossos projetos. Somos gratos pela boa vontade e pelo carinho dos profissionais que vieram nos brindar com mais conhecimento e oferecer aos nossos alunos estas oportunidades”. As oficinas foram ministradas pelo jornalista Marcelo Grillo e o fotógrafo Newton de Castro Resende, servidores da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

Reportagem: Marcelo Grillo
Foto: Newton de Castro Resende