Abertura da “18ª OliVasco” agita os alunos da escola Vasco Pinto da Fonseca, no Eldorado

Uma das unidades mais tradicionais da rede de ensino de Contagem, a Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca, no Eldorado, deu início, neste sábado (30/9) à 18ª edição da “OliVasco”, um evento interdisciplinar, que une a prática esportiva a diversas áreas do conhecimento e promove uma semana de imersão para todos os alunos.

Para a olimpíada deste ano, a equipe docente escolheu como tema o aniversário de 150 anos do inventor brasileiro Santos Dumont, pai da aviação, que também é considerado o primeiro herói olímpico brasileiro, pois em 1905 recebeu o Diploma Olímpico, além disso era amante e incentivador dos esportes. 

A abertura contou com acendimento da pira olímpica e desfile das equipes, apresentações de cheerleaders, gritos de guerra, além de competições de cabo de guerra, decolagem de avião de papel e torta na cara, testando os conhecimentos dos estudantes sobre o inventor. Os alunos dos dois turnos foram divididos em três times: “Dirigível”, “14 Bis” e “Balão Brasil”, inventos históricos de Santos Dumont.

O vice-diretor da escola, Alberto Adenes Soares, falou das novidades que a 18ª edição está trazendo, ressaltou a tradição da olimpíada e o quanto ela é importante para os jovens. “Sempre que me encontro com ex-alunos, eles mencionam a ‘OliVasco’ com saudades. É uma semana de prática de esportes, diversão, interação e inclusão. Este ano contamos com câmeras filmando vários ângulos das competições que poderão ser consultadas para confirmar as decisões durante os jogos. Esta semana vai marcar a trajetória de todos nós, alunos e professores, por muitos anos”, disse.

Aluna do 9º ano, Laila Simões está participando da “OliVasco” pela quinta vez consecutiva. Ela destacou como as atividades ajudam na socialização dos estudantes e elogiou também a iniciativa da escola de realizar um evento inclusivo, citando um momento especial, quando o colega Artur Souza Neves, que é cadeirante, desfilou com a tocha olímpica. “É o evento mais esperado do ano aqui na escola. Essa atividade é muito importante para aproximar mais os alunos e entrosar aqueles que ainda não se enturmaram. É um momento de muita união e de aprender sobre o espírito esportivo. Achei muito emocionante a escola valorizar a inclusão, tanto que nosso colega Artur carregou a tocha olímpica”, frisou.

A olimpíada envolve todas as disciplinas que fazem parte do currículo do ensino fundamental. Abordagens como a contribuição de Santos Dumont para a matemática, além de cálculos de trajetórias e distâncias, análise de valores morais e éticos que marcaram a carreira do inventor, pesquisa histórica sobre a vida, incluindo a participação do homenageado nos Jogos Olímpicos de 1900, em Paris, conexões entre os princípios aerodinâmicos e o desenvolvimento de equipamentos esportivos, entre outros temas, estão sendo explorados nas aulas.

As competições esportivas vão acontecer durante a próxima semana e o encerramento será no dia 6 de outubro.

Autor:Rômulo Abreu

Edição e revisão:Ana Paula Figueiredo