1º Piquenique Inclusão Solidária é realizado em Contagem

Atividades serão promovidas com o objetivo de levar lazer às pessoas com deficiência em Contagem

Neste domingo (20), a partir das 8h30, acontece o 1º Piquenique do Circuito Inclusão Solidária, no Parque Ecológico Thiago Rodrigues, na rua Paineiras, 1722, bairro Eldorado. O piquenique é uma iniciativa da fundadora do circuito, Débora Batista, e conta com o apoio da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e outras instituições.

A proposta do 1º Piquenique é levar diversão e entretenimento às crianças e jovens com deficiência. Para isso, serão disponibilizadas diversas atividades, dentre elas, brincadeiras, contação de histórias, capoeira, tambor, jornal inclusivo e seção de fotos com as mães. Embora o público-alvo sejam as crianças com deficiência, pessoas de qualquer idade podem participar, explica fundadora do projeto. “Nosso objetivo é fazer a inclusão e a integração das famílias, proporcionado aos participantes um dia agradável e descontraído no parque”.

Além das brincadeiras, o Circuito Inclusão Solidário vai contar com intérprete de LIBRAS e um núcleo sensorial composto por fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e nutricionista materno-infantil. Os profissionais estarão no local compartilhado dicas e informações voltadas, principalmente, para o público-alvo do piquenique.

No parque também será montada uma grande mesa de café da manhã. É importante que cada família leve um lanche para ser partilhado. A previsão é que o evento dure até às 12h. Para o secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, apoiar eventos simples e engrandecedores como este é um compromisso do município. “Sabemos que quando o poder público caminha, lado a lado, com a sociedade civil, a humanidade tende a evoluir. Precisamos conhecer as necessidades para propor políticas públicas eficientes que, inclusive, levem em conta a inclusão social”, ressaltou Lino.

Reportagem: Carol Cunha
Arte: Divulgação