Diretores da rede de ensino são capacitados para o EducaOnline

Cerca de 100 profissionais estiveram presentes no Centro Universitário Una para aprender sobre o tema.

Os diretores da rede municipal de educação estiveram presentes na primeira etapa de capacitação do projeto EducaOnline, no Centro Universitário Una, nesta terça-feira (3).

O encontro, que contou com aproximadamente 100 diretores, serviu para mostrar a relevância e o impacto social que o projeto trará ao município. O EducaOnline almeja levar para os professores e alunos dos 6º anos, de toda a rede, o uso das tecnologias e os aspectos de conteúdo que impactarão toda a comunidade local. “O projeto é inovador para a cidade. Eu acredito no EducaOnline por ser uma ferramenta de desenvolvimento do aluno e também do educador”, destaca a diretora da Escola Municipal Maria do Carmo Orechio, Hariadyne de Carvalho.

Durante o evento, o pedagogo Geisse Martins, que ministrou a palestra sobre o tema, enfatizou que o EducaOnline será uma ação de empoderamento para as comunidades com o uso das tecnologias sociais e de telecomunicações. Ele afirma que o objetivo central está voltado para o uso da informatização escolar que é inédito em Contagem. “O tema deve ser balizado dentro da cidade. É importante saber que o prefeito e o secretário de Educação, estão trabalhando em prol dos alunos e não estão abrindo mão dos investimentos”, afirma Martins.

Outro ponto citado por Martins, é que todo o conteúdo apresentado pelos estudantes, em sala de aula, poderá ser usado como influenciador em forma de conhecimento. Ou seja, será de domínio público. Assuntos como o tratamento do lixo, água, doenças endêmicas, perniciosas, sexualmente transmissíveis e etc, serão apresentados dentro daquela comunidade em que o estudante está inserido. Além do professor, o aluno também será um formador social.

Dentro do EducaOnline também será criado a rede de proteção. Será um elo entre a escola, aluno e o articulador comunitário. Ambos trabalharão para que a comunidade abrace e cuide da instituição em que o seu filho está inserido. “Essas pessoas serão um cinturão de proteção social. Cada regional, escola, que possua um articulador comunitário, terá a missão de cuidar daquele espaço e do material que será cedido pela prefeitura”, destaca Geisse.
Para o próximo mês haverá um treinamento para os professores da rede que irão manusear e passar os conteúdos nas lousas digitais com tecnologia interativa e dinâmica. A proposta tem o objetivo deixar as aulas mais dinâmicas e atrativas. “Os encontros servirão para articularmos os profissionais no que tange ao aprendizado do EducaOnline”, finalizou o secretário municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves.

A Prefeitura de Contagem firmou uma parceria com a Microsoft, em uma ação inédita na rede pública. A partir de 2018 os estudantes e os professores receberão um notebook reversível que será usado como caderno digital. Todos os 5 mil estudantes do 6º ano e os 550 professores serão contemplados. Os investimentos em aparelhos tecnológicos serão de 22 milhões.

Reportagem e foto: Leonardo Melo