Prefeitura abre inscrições para Curso de Capacitação Profissional em Artes Cênicas, a partir do dia 1/6

O curso é gratuito e as vagas são limitadas.

Entre 1 e 19/6, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude (Secej), abre inscrições para o Curso de Capacitação Profissional em Artes Cênicas. O curso será on-line durante o período de pandemia, ministrado por técnicos e especialistas das áreas que compõem a cena artística.

A inscrição é feita por meio do site prosas.com.br. Clique aqui para acessá-lo. O formulário de inscrição estará disponível a partir do dia 01/06.

O curso é voltado a alunos e iniciantes em teatro. Após formados, os alunos estarão habilitados para o mercado de trabalho. Realizado em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais (SATED-MG), o curso tem por objetivo qualificar, instrumentalizar e capacitar tecnicamente atores e atrizes para atuarem no mercado artístico.

O mercado de trabalho é extremamente exigente e requer profissionais com sólida formação artística e técnica. O curso terá duração de nove meses, sendo dividido em três módulos de três meses cada. A carga horária exigida e aprovada pelo SATED vai garantir o Registro Profissional (DRT) ao aluno formando.

As aulas serão ministradas on-line durante o período de isolamento social devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. O curso iniciará no dia 6 de julho de 2020 com Aulas Teóricas Online no Módulo I, por meio de link. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h15 às 22h.

De acordo com o gerente de Artes Cênicas e Visuais da Secej, Fernando Penido, as inscrições (período de 1 a 19/6) desde ano é para uma nova turma, que será chamada de Turma 4. A turma 1 teve sua formatura em outubro de 2019. Estão fazendo o curso on-line, devido ao período da pandemia, as turmas 2 e 3, que vão ter formatura em novembro e dezembro deste ano.

O curso para a nova turma será de nove meses, com três módulos cada. O primeiro módulo (julho a setembro) será online devido ao distanciamento social. Os módulos 2 e 3, as aulas serão presenciais, se o isolamento social terminar.

Inscrição – requisitos

Para se inscrever, o aluno deve ter idade mínima de 16 anos, ensino médio completo ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio e ter experiência em teatro (cursos ou participação em espetáculo).

É necessário anexar os seguintes documentos à ficha de inscrição:

RG (cópia); CPF (cópia); Comprovante de residência (cópia); Certificado de conclusão do ensino médio/superior ou declaração da instituição de ensino onde está cursando o 3º ano do Ensino Médio (cópia); Currículo Artístico e comprovantes da experiência em teatro (cópias).

O curso é gratuito e as vagas são limitadas.

Cronograma:

DIVULGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES A PARTIR DO DIA 21 DE MAIO DE 2020;
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 01/06 A 19/06/2020 (ficha de inscrição on-line);
PROCESSO SELETIVO:
1 – Avaliação curricular e entrevista por videoconferência;
2 – RESULTADO: 29/06/2020 ;
3 – PALESTRA COM TODOS OS CANDIDATOS APROVADOS: 01/07/2020 (será encaminhado vídeo da palestra aos candidatos selecionados com as informações do curso).
MATRÍCULA: 02 E 03/07/2020.
INÍCIO DO CURSO: 06/07/2020. (MÓDULO I – AULAS TEÓRICAS – ON-LINE). AULAS: SEGUNDA A SEXTA DE 18:15 ÀS 22:00hs.
MÓDULO I: TEORIA – 06/07 A 30/09/2020 (on-line);
MÓDULO II: 05/10 A 23/12/2020;
MÓDULO III: 04/01 A 24/03/2021.

Mais informações pelos telefones: (31) 9 9184-8085 – (31) 9 8851-5365

Reportagem: Noeme Ramos
Publicação: 26/05/2020