8ª edição do Circuito Literário em Contagem estimula a leitura e a imaginação de estudantes

O VIII Circuito Literário Contagem das Letras, projeto que busca fortalecer os laços literários na comunidade escolar, teve início na quarta-feira (13/09) e seguirá até o dia 15 de setembro, na Secretaria de Educação (Seduc). Com a participação ativa de professores, estudantes e a colaboração de 29 editoras e autores, o projeto conta com investimento de mais de R$ 1 milhão, financiados pelo tesouro municipal.

O evento tem como objetivo principal auxiliar na construção de acervo das bibliotecas, construindo também o hábito de leitura entre os estudantes da educação infantil, ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação, dessa forma, fomenta a leitura como ferramenta fundamental para o desenvolvimento educacional e cultural dos estudantes locais, além de ampliar a participação e promover o acesso à leitura e à cultura de forma abrangente. Dessa forma, o circuito se torna um marco na promoção do conhecimento, imaginação e amor pelos livros, enriquecendo culturalmente a sociedade.

Com público diário de 200 pessoas, os participantes, desde o primeiro dia, tiveram acesso a diversas atrações e palestras, como apresentação da banda da Guarda Municipal de Contagem, contação de história para as crianças, lanche coletivo e filmes da Mostra Audiovisual Escolar (MAVE). A cantora Doris engrandeceu a abertura com muita energia e samba.

Durante a abertura do projeto, a secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, ressaltou a importância da retomada do projeto: “A leitura é essencial para o desenvolvimento cultural do jovem. Essa iniciativa proporciona amplas possibilidades para que os estudantes possam se aprofundar ainda mais no universo literário”.

A coordenadora do Circuito Literário, Daniela Menezes, ressaltou a importância de fomentar discussões sobre leitura e literatura. Segundo ela, este tipo de ação “proporciona uma proximidade dos estudantes com o este mundo imaginário, o que aguça a criatividade e a as ideias”, elementos essenciais para a formação educacional.

Patrícia Guimarães, representante da editora Aletria, destacou o sucesso do evento e sugeriu a repetição dele ao longo do ano: “Os estudantes demonstram grande motivação para que os livros expostos durante o evento sejam disponibilizados nas bibliotecas de suas escolas”.

Tainá Pedrosa, pedagoga da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca, ressaltou o papel do Circuito Literário em promover o interesse pela leitura entre os estudantes. “O evento proporciona às crianças da educação infantil e do ensino fundamental uma proximidade com o mundo literário e a imaginação”.

Os professores das escolas participantes também observaram resultados significativos no desenvolvimento dos estudantes. Simone Corrêa, professora do ensino fundamental da E.M. Francisco Borges informou que ao integrar as atividades do Circuito Literário ao currículo, “eles estão enriquecendo o processo educacional, promovendo a diversidade e incentivando o engajamento dos alunos com a leitura”.

Além disso, o projeto promove a representatividade étnica, abordando temas como o empoderamento da estética negra e o combate ao racismo na infância. A escritora Monique Pacheco, da editora Caixinha Preta, ressaltou que é “extremamente importante a representatividade da etnia negra nas escolas, onde o estudante pode conhecer melhor sobre suas origens e etnias”. Monique, autora do livro “Meu cabelo não é para seu governo”, acrescentou que “temas como a estética negra, autoestima e autoconhecimento são muito importantes, principalmente quando trabalhados ainda na infância”.

Outra característica do VIII Circuito Literário é a apresentação de livros acessíveis para estudantes com deficiência. As editoras envolvidas estão comprometidas em tornar seus materiais inclusivos e atender às necessidades das instituições escolares.

Os educadores participantes do circuito tiveram acesso a formações práticas para auxiliar na escolha dos livros, que farão parte do acervo das bibliotecas das escolas. Temas como “Experiência Literária e Formação Humana” e “Escolha de livros para o acervo das bibliotecas”, foram alguns dos abordados e que ajudam a selecionar obras que despertam a imaginação, promovem reflexões profundas e contribuem para a formação de valores e empatia.

O projeto recebe apoio da Seduc, da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) e da Secretaria de Cultura, visando impulsionar o crescimento do Circuito Literário no futuro.

Estagiária Mikaela Yasmin, sob supervisão do jornalista Fernando Dutra

Fotos: Mikaela Yasmin