60 mil estudantes voltam às aulas nas escolas municipais e Funec nesta quarta-feira (2/8)

Retorno acontece em todos os anos de ensino com crianças e estudantes da educação infantil, ensinos fundamental e médio e educação de jovens e adultos (EJA)

Depois de um recesso recheado de atrações, crianças e estudantes matriculados na rede municipal de educação e Fundação de Ensino de Contagem (Funec) retornam às aulas a partir de quarta-feira (2/8). São quase 60 mil educandos atendidos em 146 unidades de ensino na cidade.

O recesso, que teve início em 17 de julho, envolveu todos os anos de ensino dos 43 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei), 24 Centros de Educação Infantil (rede parceira), 69 escolas municipais e 10 unidades da Funec (ensino médio).

Na volta às aulas, crianças e estudantes serão recebidos com escolas abertas, equipadas e seguras. A Prefeitura de Contagem, por meio do Programa “Escola Viva”, desenvolve projetos que envolvem toda a comunidade no ambiente escolar, além de ter investido em equipamentos como tablets e computadores e em infraestrutura.

Em andamento está o processo de instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as unidades da rede municipal, em parceria com a Guarda Civil de Contagem (GCC). A GCC também estará presente na volta às aulas, acompanhando o retorno dos estudantes por meio da Patrulha Escolar.

A Prefeitura também tem realizado ações pedagógicas que contribuem para o pleno desenvolvimento de estudantes, como as ‘Tutorias’ (atividades de recomposição de aprendizagem); a ‘Jornada Ampliada’ (atividades artísticas e culturais no contraturno escolar) e o ‘Além dos Muros’ (atividades educativas fora dos muros das escolas).

Outras ações serão implementadas ao longo do ano para garantir a boa qualidade da educação em Contagem.

Colônia de Férias

Entre os dias 17 e 28 de julho, durante o recesso escolar, a Prefeitura de Contagem promoveu uma agenda repleta de atividades para crianças e estudantes durante a ‘Colônia de Férias’, que ocorreu em cinco pontos da cidade.

Com uma programação de atividades voltadas para atender as áreas da educação, meio ambiente, cultura e esportes, as duzentas vagas disponibilizadas foram rapidamente preenchidas.

Férias Seguras

No sábado (29/7) a Guarda Civil de Contagem promoveu o programa ‘Férias Seguras’, no Parque Sarandi, na região Ressaca. O evento promoveu um festival de pipas com a participação da sociedade civil, com o lema que “brincar é saudável, mas que para ser saudável, é preciso estar seguro”.

Repórter: Fernando Dutra

Foto: Luci Sallum/PMC