Foto: Fábio Silva
A promoção da saúde bucal da gestante é uma etapa importante para garantir o cuidado integral com a saúde, fortalecendo a qualidade de vida tanto da mãe, como do bebê. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu curso de capacitação para os dentistas da rede de Atenção Básica em Saúde, com a temática: “Cuidados em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas”.
Além de viabilizar que o dentista oriente as gestantes sobre os cuidados com a própria saúde bucal, a fim de evitar agravamento de problemas bucais já instalados ou surgimento de outras doenças que possam prejudicar o período gestacional, o pré-natal odontológico também busca assegurar o desenvolvimento da gestação e manter a saúde materno-infantil.
De acordo com a diretora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Ângela Fontoura, a capacitação teve objetivo de reforçar a importância do pré-natal odontológico, além de humanizar ainda mais o serviço ofertado. “O curso tem objetivo de capacitar os profissionais a prestarem um atendimento mais qualificado. Enfatizando a importância do pré-natal odontológico, que faz parte do pré-natal de toda gestante.”, destacou.
Segundo a diretora de Saúde Bucal, atualmente há evidências científicas que mostram que as crianças, cujo as mães fazem o pré-natal odontológico, têm índice menor de cárie, ao longo do crescimento. Desse modo, as gestantes devem ser encaminhadas para avaliação odontológica na primeira consulta de pré-natal.
O curso foi realizado na sala da PUC Minas Contagem e ministrado por 4 professores da Instituição. Cerca de 70 profissionais da rede participaram, divididos em duas turmas. A capacitação começou no dia (9/5) e se encerrou no (10/5).
Repórter Laura Oliveira