Ministério da Saúde reúne municípios para conhecer o SAD Contagem

Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), realizado em Contagem, é referência nacional devido ao amplo atendimento e à criação de equipes especializadas, como pediatria, ortopedia e cuidados paliativos

Entre os anos de 2011 e 2012, o Ministério da Saúde instituiu o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) no âmbito do SUS. Em 2012, Contagem implementou as três primeiras equipes do SAD. Cerca de sete anos depois, o município se tornou referencia nacional no serviço.

Tornar-se referência trouxe responsabilidade para Contagem. Nessa quarta e quinta-feira (4 e 5/9), 15 gestores do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de diversas cidades do Brasil e representantes do Ministério da Saúde se reuniram, em Contagem, para debater e aperfeiçoar o trabalho de atendimento domiciliar. Os participantes visitaram o Complexo Hospitalar de Contagem e o Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz. A proposta foi apresentar a rede de saúde de Contagem, logística, fluxos e formas de encaminhamento e acolhimento dos pacientes.

O encontro faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS e é realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo. O

município sediou o encontro por ser uma das oito cidades do Brasil referência no Serviço de Atenção Domiciliar. A analista de Políticas Sociais, do Ministério da Saúde, Silvia Reis destacou que essa ação teve como objetivo conhecer a realidade de Contagem para replicar nas cidades representadas no encontro. “Contagem se destaca não apenas pela implantação, mas  por sempre  buscar a excelência do SAD”, concluiu Silvia Reis.

O secretário de Saúde de Contagem, Cléber de Faria Silva, ressaltou que, “sabemos que a Saúde é uma área complexa em todo o país, o que torna ainda gratificante ser destaque no cenário nacional com esse serviço, que é tão fundamental no SUS”. O diretor do SAD Contagem, Erivelton Carvalho, enfatizou que o município só chegou nesse patamar por causa do apoio do governo. “A gestão entendeu a importância do SAD e deu total apoio, inclusive, de outros setores da Secretaria de Saúde, como por exemplo o SAMU/Transporte Sanitário”, avaliou.

SAD Contagem

SAD Contagem faz parte do programa federal de Atenção Domiciliar Melhor em Casa. O serviço leva atendimento em saúde à população de Contagem em seu domicílio. As equipes estão presentes em todo território municipal. O SAD Contagem beneficia 2.300 pacientes. O serviço no município é referência nacional devido ao amplo atendimento e à criação de equipes especializadas, como pediatria, ortopedia e cuidados paliativos. “O SAD é o futuro da saúde no Brasil”, destacou o superintendente de Urgência e Emergência, Flávio Luiz dos Santos.

Equipes do SAD

Desde fevereiro de 2019, o município passou a contar com sete equipes, que é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, assistente social e técnicos de enfermagem. Além disso, Contagem conta com três Equipes de Apoio (EMAP). A EMAP é formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, nutricionista e cirurgião-dentista.

Horário de funcionamento:

Equipes de atenção domiciliar: 7h às 19h, diariamente;

Captações de novos pacientes: segunda a quinta-feira;

SAD Central: 8h às 17h, segunda a sexta-feira.

Para ter acesso ao SAD Contagem, a família do paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, onde será realizada uma avaliação para determinar se atende aos critérios de inclusão no programa

 

 

 

 

Repórter:  Lucas Santos

Foto: Adelcio R. Barbosa

Data: 05/09/2019