No último sábado, 61.400 doses da vacina foram aplicadas
A Campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos que ocorreu no último sábado (22), em Contagem, foi um sucesso. A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibilizou 138 postos de vacinação, para que tutores de cachorros e gatos levassem seus animais para vacinar contra a doença. Das 67 mil doses disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ao município, foram aplicadas 61,4 mil doses, o que corresponde a 91% do total disponibilizado.
Agora, a vacinação segue podendo ser feita na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Contagem, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Quem ainda não vacinou seus animais de estimação deve levá-los à UVZ, localizada à avenida João César de Oliveira, nº 4665, no bairro Cinco. A vacina deve ser administrada nos animais com idade a partir de quatro meses. A revacinação periódica deve ser anual. A vacinação é gratuita.
De acordo com o Instituto Pasteur de São Paulo, entidade centenária dedicada à pesquisa científica sobre a raiva animal, a vacinação contra a raiva é a principal ação de controle de raiva em áreas urbanas, sendo responsável pela diminuição do número de casos de raiva canina e felina e, consequentemente, da raiva em humanos.
Ainda de acordo com o Instituto Pasteur (SP), as eventuais contraindicações à vacina representam um risco remoto para o animal em relação àquele representado pela infecção rábica, ou seja, o animal corre muito mais riscos se não estiver vacinado. Por isso, essas contraindicações são desconsideradas na vacinação desses animais.
O diretor de Vigilância e Controle de Zoonoses da SMS, José Renato de Rezende Costa, explica que, nesta semana em curso, além de já possibilitar a vacinação de cães e gatos contra a raiva na UVZ, que se torna um ponto fixo, técnicos de Vigilância e controle de zoonoses estão em diálogo com protetores de animais, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e entidades parceiras, para possibilitar que cães e gatos desses tutores sejam vacinados no próprio local onde residem. José Renato adianta ainda que uma iniciativa de montar postos fixos de vacinação em outros locais do município está em vias de ser aplicada.
“Nesta semana, estamos fazendo o rescaldo, buscando vacinar os animais de ONGs e parceiros no próprio local onde vivem, e estamos avaliando a implantação de pontos fixos de vacinação contra a raiva em cães e gatos em cada um dos oito distritos sanitários da cidade. A previsão é de que eles já estejam operando a partir da semana que vem”, atesta José Renato, que é também médico veterinário.
Serviço
Vacinação contra a raiva em cães e gatos
Local: Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ)
Data: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 17h.
Endereço: avenida João César de Oliveira, nº 4665, no bairro Cinco.
Que animais devem ser vacinados? Cães e gatos a partir de quatro meses de idade que ainda não foram vacinados neste ano.
Repórter: Carolina Brauer
Foto: Adelcio Ramos Barbosa
Data: 25/09/2018