Gestão do SAD é elogiada por servidores da saúde de outros municípios

Nesta semana, Contagem sediou um encontro entre gestores do SAD, de diversas cidades do Brasil, e representantes do Ministério da Saúde para debater e aperfeiçoas o serviço de atendimento domiciliar

Ulisses Muniz atua como enfermeiro desde 2009 na Secretaria de Saúde de Contagem. Justamente no período que completa 10 anos na Saúde do município, recebeu um presente. Há cerca de um mês integrou a equipe do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Contagem. O SAD é um programa que tem como maior objetivo a desospitalização para acompanhamento no domicílio de pessoas que apresentam condições clínicas graves. “Estou achando sensacional poder propiciar às famílias e aos pacientes cuidados que antes eram exclusivos das unidades de saúde”, destacou Ulisses.

Mas, não é só o Ulisses que acha o SAD Contagem sensacional. O Ministério da Saúde também, pois colocou Contagem entre as oito cidades referência no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), no país. Esse reconhecimento trouxe à cidade a missão de sediar o encontro dos gestores do serviço (CLIQUE AQUI). Na última quarta e quinta-feira (4 e 5/9), Contagem sediou um encontro entre gestores do SAD, de diversas cidades do Brasil, e representantes do Ministério da Saúde. O encontro teve como intuito debater e aperfeiçoar o trabalho de atendimento domiciliar, ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Juliana Silva, enfermeira do SAD Itiúba, cidade localizada a 390 km de Salvador (BA), destacou que o encontro foi enriquecedor e que o serviço é novo em sua cidade, mas que levará boas experiências de Contagem. “ O que mais me chamou atenção no SAD Contagem é o respaldo da gestão, não é comum vermos isso nos municípios”. Murilo José, SAD Jiatúna, também município da Bahia, reforçou o apoio da gestão de Contagem ao serviço. “Vou levar para a minha cidade essa organização que encontramos aqui e a adesão do governo ao serviço”.

Gestão do SAD

O superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde Contagem, Flávio Luiz dos Santos, destacou o apoio do prefeito Alex de Freitas e do secretário municipal de Saúde, Cleber de Faria Silva. “O SAD Contagem teve um crescimento de 50% entre os anos de 2017 e 2019, fruto do trabalho dessa gestão. Atualmente estamos com a fila de espera zerada pelo serviço”.

Visita domiciliar

No segundo dia do encontro, as equipes dos outros estados se juntaram ao SAD Contagem a uma visita de rotina. Eles, juntamente com o enfermeiro Ulisses Muniz e equipe, visitaram o apartamento da família de Dino Barbieri, no bairro Parque Turistas, Região da Ressaca. Dino, 77 anos, esteve internado no Odilon Behrens e devido a complicações por conta do cigarro,  foi recomendada à família o serviço do SAD. A filha Daniela Barbieri só tem elogios ao serviço. Segundo ela, Dino esteve internado dez dias em casa, e a equipe esteve presente durante o dia e a noite. “Tivemos muito apoio do SAD, que nos ajudou, nos orientou e meu pai está bem melhor”, relatou Daniela.

 

Equipes de atenção domiciliar: 7h às 19h, diariamente;

Captações de novos pacientes: segunda a quinta-feira;

SAD Central: 8h às 17h, segunda a sexta-feira.

Para ter acesso ao SAD Contagem, a família do paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, onde será realizada uma avaliação para determinar se atende aos critérios de inclusão no programa.

 

 

 

Repórter:  Lucas Santos

Foto: Divulgação

Data: 06/09/2019