Entrega de uniformes confere mais condições de trabalho a servidores do Samu

Técnicos e motoristas socorristas foram contemplados. Trabalhadores não recebiam uniformes novos há pelo menos cinco anos
Para garantir mais condições de trabalho e segurança a trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da microrregião da qual o município de Contagem faz parte, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez a entrega de uniformes a profissionais que atuam na base de Sarzedo. A entrega ocorreu em 27/4, contemplando 12 técnicos de enfermagem e 4 condutores socorristas. Cada um recebeu seu macacão de trabalho. As botas, que integram o uniforme, foram distribuídas pela atual gestão no ano passado. Além de Contagem, a microrregião de saúde em questão integra os municípios de Sarzedo e Ibirité e congrega quase um milhão de pessoas.
O assessor técnico da Superintendência de Urgência e Emergência (Surg) da SMS, Alexandre Viana, ressalta que esses trabalhadores não eram contemplados com uniformes novos há anos. “É a primeira vez, em pelo menos cinco anos, que eles recebem uniformes novos. Contagem providenciou esse vestuário entendendo que a segurança desses trabalhadores e das pessoas atendidas também depende das vestimentas adequadas”, salienta o técnico.
O diretor-geral do Samu de Contagem, Hudson Douglas Ferreira, atesta que a gestão não tem medido esforços para garantir o funcionamento do serviço, mesmo diante da restrição financeira decorrente do não-repasse de verbas estaduais para a saúde no município. “Desde o ano passado o Samu não recebe recursos do estado. Mas a prestação de serviços segue sendo feita normalmente, graças ao empenho do prefeito Alex de Freitas e do vice Willian Barreiro”, afirma do diretor.
Elmar Custódio Lopes, técnico de enfermagem do Samu há um ano e três meses, diz que desde quando entrou no Samu não recebeu uniforme novo e que, desde então, usava um uniforme emprestado. “É o mínimo para podermos trabalhar e desempenhar nossas funções, que temos prazer em realizar”, afirma. Joana D’arc de Sá, técnica do Samu desde julho de 2014, também conta que utilizava uniforme emprestado de outro profissional e que pela primeira vez recebeu o macacão. “As botas vieram no ano passado”, explica.
Repórter: Carolina Brauer
Foto: Elivan Félix
Data: 03/05/2018