Educação e Saúde se unem no combate e prevenção ao mosquito da dengue, Zika e chikungunya

Durante o II Seminário de Abertura do Ano Letivo de 2020 foi promovida uma palestra sobre cuidados e prevenção das arboviroses

 

Período de chuvas  intercalado com forte calor é propício para a proliferação das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Para evitar o aumento de casos, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já traça ações estratégicas para a prevenção e combate dessas doenças.

Nesta quarta-feira (5/2), durante o II Seminário de Abertura do Ano Letivo de 2020, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Fundação de Ensino de Contagem (Funec),  foi promovida uma palestra sobre cuidados e prevenção das arboviroses.

O superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, José Renato de Rezende Costa, palestrou para cerca de quatro mil profissionais da área educacional. “A educação tem um papel fundamental no combate ao Aedes aegypti, 80% dos focos estão nas residências. Os alunos e o corpo docente serão um braço forte na luta contra as arboviroses”, acredita.

Segundo José Renato, em Contagem já existe o Programa Saúde na Escola, ação que integra as secretarias de Saúde e Educação. São realizadas palestras, visitas ao parque, teatro, entre outras atividades. Das 130 escolas em Contagem, 54 contam com o programa.

Dengue em Contagem

Em janeiro, o município registrou 98 casos suspeitos de dengue, 14 confirmados e 16 descartados. Não foram registrados casos de zika e chikungunya. O superintende José Renato de Rezende Costa ressaltou que, entre as ações mais importantes de combate ao mosquito no município, está a união de todas a secretarias municipais, a  integração dos agentes de endemias com as escolas e os mutirões de limpeza realizados nos bairros, especialmente, naqueles onde há incidência de criadouros é maior.

 

Repórter: Lucas Santos

Foto: Adelcio Barbosa

Data: 05/02/2020